STTrans adere a prêmio de qualidade na gestão do trânsito

Por - em 37

Com o objetivo de melhorar a gestão do transporte e do trânsito de João Pessoa e tornar mais eficiente o trabalho e atendimento prestado à população, a Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans) aderiu ao ‘Prêmio ANTP de Qualidade’. A adesão a esse programa, mantido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) desde 1995, consiste, essencialmente, no estabelecimento de um compromisso formal de melhoria da gestão com base nos critérios do prêmio, que são liderança, planejamento estratégico, clientes, pessoas, processos, informação, sociedade e resultados.

A assinatura do termo de adesão foi feita pela superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto e pelo gerente de Mobilização e Capacitação do Prêmio ANTP de Qualidade, Alexandre Rocha Resende, na quarta-feira (10).  Através do documento, órgão de trânsito pessoense assume o compromisso de se empenhar na melhoria do seu desempenho e do atendimento aos seus clientes. Essa melhoria será a partir da capacitação da força de trabalho, realização de auto-avaliação com base nos critérios do prêmio, desenvolvimento e implementação de um plano de melhoria.

O programa ‘Prêmio ANTP de Qualidade’ foi criado com o objetivo de estimular as entidades atuantes no transporte urbano na busca da excelência dos serviços prestados e na melhoria da qualidade do transporte e da gestão empresarial, destacando as melhores do setor e distinguindo-as das demais, de modo a estimular entidades congêneres a promover gestão semelhante. O programa se desenvolve através de ciclos bienais.

“Nós agora vamos desempenhar para otimizar as nossas práticas de gestão. Temos o objetivo de nos empenhar cada vez mais no desenvolvimento de programas voltados para a valorização dos nosso servidores, pois temos a consciência de que ao se sentirem valorizados, saberem da sua importância, eles prestam o serviço de melhor qualidade à população”, comentou Laura Farias Gualberto.

Workshop – Na última quarta-feira (10), João Pessoa sediou o workshop nacional Como melhorar o desempenho das organizações de transporte e trânsito, que também serviu para apresentar o programa ‘Prêmio ANTP de Qualidade’. O evento contou com a participação de vereadores de municípios da região metropolitana, órgãos gestores do trânsito e transportes municipais, estaduais e federais, além de representantes de diversas entidades.

A atividade contou com uma palestra ministrada pelo gerente de Mobilização e Capacitação do Prêmio ANTP de Qualidade, Alexandre Rocha Resende, que abordou o tema Como Melhorar o Desempenho das Organizações do Transporte e Trânsito. O gerente de Tráfego da empresa Expresso Medianeira (Rio Grande do Sul), João Vicente, também ministrou palestra, onde relatou as práticas adotadas pela empresa que por três anos foi vencedora do Prêmio ANTP de Qualidade.