STTrans amplia horário para orientar usuários das ciclovias

Por - em 16

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) intensificou o monitoramento e orientação aos usuários das calçadas e ciclofaixas implantadas ao longo da orla marítima da cidade, além de educar também os pedestres. A ação está sendo desenvolvida pelas equipes “Ciclo”, dentro da Campanha Educativa “STTrans – Cada Um no Seu Espaço”. O objetivo da ampliação da fiscalização é prevenir a ocorrência de acidentes pela invasão dos pedestres nas áreas destinadas exclusivamente aos ciclistas.

O horário e o trajeto das equipes “Ciclo” de fiscalização de trânsito foram ampliados nas áreas dotadas de ciclofaixas e ciclovias, implantadas no trecho da orla, entre os bairros do Cabo Branco e de Tambaú. O horário agora segue até às 20h, todos os dias. Ciclistas e pedestres estão sendo conscientizados para o uso adequado das áreas reservadas a cada tipo de usuário.

Segundo a superintendente da STTrans, Laura Farias, as ciclofaixas foram implantadas para dar mais qualidade a esse meio alternativo de transporte, contribuindo para o melhoramento do fluxo de pedestres e veículos, bem como dos ciclistas que usam bastante aquele trecho para a prática de esportes. Desde o final de março, a Prefeitura Municipal de João Pessoa lançou o sistema de locação de bicicletas públicas “Pedala João Pessoa”, nas orlas de Cabo Branco, Manaíra e Tambaú.

“Atualmente não há um dado exato de quantas bicicletas trafegam pela Capital, mas se a população se conscientizar e mudar seus hábitos indo ao seu trabalho, estudo ou lazer em uma bicicleta, já será uma quantidade significativa de veículos a menos nas ruas, ou seja, menos congestionamentos. É pensando assim que a STTrans, além de orientar o uso correto das calçadas e das ciclofaixas, implantará outras ainda este ano”, comentou o diretor de Trânsito do órgão, Pablo Dornelas.

A bicicleta é um meio barato, silencioso e não agride o meio ambiente, além disso, o usuário deste tipo de transporte, à medida que se desloca para o seu destino, está melhorando sua qualidade de vida, pois está fazendo um exercício físico prático e saudável e ajudando diretamente no sistema de mobilidade urbana da cidade.