STTrans aponta saídas para melhorar trânsito da Capital

Por - em 30

O superintendente de transportes e trânsito de João Pessoa, Nilton Pereira de Andrade, participou na tarde da última quarta-feira (13) de uma sessão especial da Assembleia Legislativa em conjunto com a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para debater o sistema viário da capital paraibana.

Em seu pronunciamento, Nilton Pereira apontou investimentos no transporte de massa como sendo a saída para diminuir os transtornos no trânsito na capital. Ele explicou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa está retomando o planejamento estratégico para melhorar o sistema de transporte público.

Segundo Nilton, o novo modelo será voltado para resolver os problemas de mobilidade e não de congestionamento, por isso o foco da prefeitura será o planejamento do sistema de transporte em João Pessoa com qualidade, dando prioridade na circulação dos ônibus dentro da cidade, fazendo com que as pessoas tenham outra forma de deslocamento que não seja necessariamente o automóvel.

“Existem alternativas para fazer o deslocamento diário pela cidade que não seja o automóvel”, afirmou o superintendente. Ele considerou positiva a realização da sessão especial pela importância do tema, mas lamentou o esvaziamento das galerias, onde geralmente a população assiste aos debates na Assembleia Legislativa.

Durante a sessão, foram apresentadas sugestões e propostas para solucionar problemas no tráfego da cidade, entre elas, a construção do rodoanel, rodízio de veículos no Centro da cidade, implantação de metrô de superfície e investimentos em vias exclusivas para ônibus.

As propostas farão parte de um documento que será encaminhado aos governos Estadual e Municipal, para discussão posterior. Também será criada uma comissão permanente com a participação de representantes da sociedade civil, ONG’s e autoridades para discutir a questão do transporte e trânsito na região metropolitana.

A mesa de trabalho da sessão especial foi composta pelo dirigente da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), Nilton Pereira de Andrade; a comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), tenente-coronel Socorro Uchoa; o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho e o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Lucélio Cartaxo.