STTrans apresenta novo projeto para trânsito em Mangabeira

Por - em 24

Técnicos da Superintendente de Transportes e Trânsito (STTrans) e lideranças comunitárias do bairro de Mangabeira estiveram reunidos na manhã de segunda-feira (4), com objetivo de apresentar o projeto que visa promover mudanças em algumas ruas do bairro .Durante o encontro, os técnicos da STTrans ouviram dos representantes da população local a opinião sobre o assunto.

Através de um data-show, o diretor de Trânsito, Omar Ramalho, e a chefe da Assessoria de Planejamento, Raimunda Lucena, apresentaram as propostas da STTrans para melhoria do trânsito no bairro de Mangabeira. Foram apresentadas fotografias de alguns problemas detectados na área, mostrando que com a concretização do projeto a avenida principal do bairro se tornará mão única para garantir a fluidez do trânsito. Nessa via haverá a priorização do transporte público. Também serão estabelecidas áreas de estacionamento.

No projeto, de acordo com os técnicos, está prevista uma melhoria das calçadas, tornando-as padronizadas e garantindo assim a acessibilidade e melhoria do passeio. Essas medidas vão eliminar os engarrafamentos existentes da Josefa Taveira, vão diminuir o tempo de viagem dos ônibus urbanos, vão garantir aos pedestres acessibilidade nas calçadas, entre outras melhorias, explicou o diretor de Trânsito, Omar Ramalho.

Opinião – As lideranças comunitárias fizeram questionamentos quanto à distância de algumas ruas para as vias por onde os coletivos irão trafegar. No entanto, Omar Ramalho informou que o projeto prevê a criação de uma ‘espécie de integração temporal dentro do bairro’, que levará os usuários de transporte público até as vias principais. “Será uma facilidade a mais para a população local, pois os usuários passarão a contar com ônibus circulando dentro do bairro, o que não existe atualmente”, comentou.

Outro questionamento feito pelos representantes da população do bairro é o de que os comerciantes da Josefa Taveira poderiam diminuir as vendas com a via se tornando mão única. Mas, segundo os técnicos, isso não acontecerá, uma vez, que a avenida se tornará mais organizada e isso acabará atraindo mais clientes.

Omar Ramalho explicou que a STTrans esta realizando uma serie de reuniões com os moradores de Mangabeira, antes de colocar o projeto em prática. “Queremos ouvir a opinião da população sobre as mudanças. Mas o que temos percebido é que as pessoas são contrarias ao projeto quando não o conhece, depois que fazemos a apresentação das melhorias que as modificações trarão, elas mudam de opinião”, destacou.

O diretor contou ainda que uma enquete realizada por lideranças comunitárias com comerciantes de Mangabeira revelou que maior parte das pessoas que possuem estabelecimento comercial na avenida Josefa Taveira é favorável as modificações, pois elas gerarão o reordenamento do trânsito e organização da área.