STTrans celebra dois anos da campanha da faixa de pedestre

Por - em 55

Uma das principais ações do Governo Municipal com objetivo de humanizar o trânsito em João Pessoa completa dois anos este mês: o programa de travessia de pedestre, que teve seu ponto alto com a campanha educativa ‘Respeite a faixa. Faça a sua parte! João Pessoa vai se orgulhar’. Lançada em 22 de agosto de 2005, a iniciativa mudou o comportamento de condutores e pedestres, que passaram a respeitar a faixa mesmo nos locais onde não há semáforo.

Na opinião do superintendente de Transportes e Trânsito (STTrans), Deusdete Queiroga, o programa tem apresentado resultados surpreendentes, principalmente quanto à boa receptividade que obteve da população em tão pouco tempo. “A STTrans tem que estimular sempre essa conduta e por isso o programa de travessia na faixa é contínuo, nunca acaba”, afirmou.

Esse programa, aliado a outras ações educativas, de engenharia de tráfego, fiscalização e sinalização, foi responsável pela redução no número de mortes em acidentes de trânsito para cada 10 mil veículos na Capital, que caiu 14,07% no ano de 2006 em relação a 2005.

Nesses dois anos, a STTrans desenvolveu uma série de atividades voltadas para educação de pedestres e condutores com palestras em escolas e empresas, apresentação de esquete teatral nas ruas e dos bonecos gigantes, distribuição de folhetos educativos com dicas de segurança e campanhas na mídia(rádio, jornal e televisão).

Programação – Para comemorar o aniversário do programa e reforçar ainda mais o respeito à faixa, o órgão preparou uma série de ações que terão início na próxima quarta-feira (22). Nessa data, agentes de apoio, bonecos gigantes e toda a equipe de Educação para o Trânsito estarão nas praças revitalizadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), com atividades para as comunidades.

No dia 27, a STTrans realizará o seminário ‘Educação no trânsito – Um estilo de viver e conviver’, no Teatro Ariano Suassuna do Colégio Pio X, no Centro. O evento será voltado para educadores de escolas públicas e privadas. Durante todo o dia, os participantes terão oportunidade de discutir temas ligados à segurança no trânsito. As inscrições deverão ser feitas através do portal da PMJP www.joaopessoa.pb.gov.br. São 250 vagas e cada escola poderá indicar dois educadores. E, por fim, uma nova fase da campanha na mídia será lançada até o final do mês pela STTrans.