STTrans começa a sinalizar a ciclovia na Hilton Souto Maior

Por - em 57

A população de João Pessoa terá uma opção a mais para se deslocar pela Avenida Hilton Souto Maior. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) deu início ao processo de sinalização da ciclofaixa (4,3 quilômetros) e da ciclovia (3 quilômetros) que integram a avenida, para que as pessoas possam se deslocar com segurança utilizando bicicletas.

Nessa primeira etapa, que deverá ser concluída até a próxima semana, será realizada a parte de pintura das faixas e implantação de cerca de dois mil tachões (espécie de bloquinhos amarelos que possuem faixa refletiva) apenas na ciclofaixa. Nos próximos dias serão implantadas placas de sinalização (sinalização vertical) que mostrarão que aquelas áreas são destinadas a ciclistas.

O projeto desenvolvido pela STTrans prevê a instalação de 111 quilômetros de ciclovias em João Pessoa. No projeto a cidade foi dividida em sete rotas, além do PAC Jaguaribe que contempla alguns trechos com a implantação de vias exclusivas para bicicletas. Até agora foram instaladas ciclovias e ciclofaixas nas seguintes localidades: Cuiá, Pedro II e agora na Hilton Souto Maior.

A superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, lembrou que a gestão vem investindo e trabalhando para a destinação de espaços para que as pessoas possam trafegar com as suas bicicletas. “A bicicleta é um meio de transporte alternativo, barato, silencioso, além do mais, não polui o meio ambiente e ainda faz bem à saúde, pois as pessoas deixam o sedentarismo de lado para se locomover em bicicletas”, comentou.

De acordo com Laura Farias, cada vez mais a bicicleta vem sendo utilizada como meio de transportes. “Dados da Abradibi e da Abraciclo mostram que 53% das bicicletas são usadas no Brasil como meio de transporte”, acrescenta. Ela disse ainda que o objetivo da STTrans é inserir cada vez mais a bicicleta como parte integrada à mobilidade urbana.