STTrans conclui mudanças no trânsito da av. Cruz das Armas

Por - em 28

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) concluiu nesta quarta-feira (9) algumas intervenções na avenida Cruz das Armas. As modificações realizadas têm o objetivo de reduzir o número de acidentes e, ainda, garantir a fluidez do tráfego naquela localidade. Entre as mudanças está a extinção de contornos, a instalação de semáforo e a criação de um binário. Cruz das Armas ocupa a segunda colocação no ranking das avenidas com o maior número de acidentes em João Pessoa.

Com a implantação do projeto desenvolvido por técnicos da STTrans foram eliminados os contornos das ruas Marcílio Dias e Coronel Estevão D’Ávila Lins com a avenida Cruz das Armas. Levantamento realizado pelo setor de estatística da Assessoria de Planejamento (Aplan) da STTrans detectou que a maior parte dos acidentes envolvendo veículos durante o ano passado foi de colisões traseiras, que acabam acontecendo no momento em que um carro tenta fazer o contorno e não dá tempo ao outro que vem atrás parar. Houve também um estreitamento do contorno em frente ao 15º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército.

Por conta da retirada dos contornos, o bairro recebeu um binário (tornar vias paralelas, que antes eram mão dupla, em mão única, mas em sentidos opostos) entre as ruas Lima Filho (que após a Cruz das Armas se transforma em Professora Maria Amélia Torres) e Genésio Gambarra (que após a Cruz das Armas se transforma em Abel da Silva). O cruzamento da Cruz das Armas com a Professora Maria Amélia recebe um semáforo para facilitar a passagem dos carros e a travessia dos pedestres.

A avenida Cruz das Armas está entre as vias da cidade que registram mais acidentes de trânsito. Em 2008 foram registrados 103 acidentes na via, sendo que 73 deles tiveram vítimas (pessoas que ficaram feridas). As modificações nas vias, conforme explicou o diretor de Trânsito da STTrans, Omar Ramalho, não ocorrem de forma aleatória, tudo é realizado com base em estudos técnicos.

Nós esperamos com essas medidas melhorar as condições de trafegabilidade e segurança nos diversos pontos onde estão sendo implementados reordenamentos no tráfego. Apesar de simples, causam um impacto positivo enorme em relação à segurança daqueles que utilizam o local, comentou o diretor.