STTrans cria faixas exclusivas de ônibus e veículos na Lagoa

Por - em 24

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai criar faixas exclusivas para transporte coletivo e veículos menores no anel interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa), onde os ônibus estacionam para embarque e desembarque dos passageiros.

A medida tem como objetivo disciplinar e reduzir os congestionamentos do tráfego na área central nos horários de pico. De acordo com o projeto, que será implantado já na próxima semana, duas faixas serão destinadas aos ônibus e uma para os demais veículos.

“A intenção é disciplinar o tráfego para melhorar o conflito hoje existente no anel interno pelo volume de veículos que circulam na área. Com essa modificação, queremos dar mais fluidez ao trânsito nos horários de pico”, disse o titular do órgão, Deusdete Queiroga.

Além de diminuir os transtornos dos engarrafamentos, a criação das faixas exclusivas também trará outro benefício para os usuários de transporte coletivo: a redução do tempo de viagem dos ônibus.

Pontos – Para viabilizar esse disciplinamento e a circulação dos ônibus na hora de estacionar no embarque e desembarque dos usuários, quatro pontos de parada de ônibus tiveram que ser remanejados. Atualmente, existem cinco pontos de parada de ônibus na Lagoa que atendem 66 linhas e realizam diariamente 4.168 viagens.

Sinalização –
A sinalização vertical (placas de regulamentação e advertência) e horizontal (marcação e pintura viária) para orientar os condutores já está sendo implantada. Tachões refletivos fixados no pavimento delimitarão as faixas exclusivas dos ônibus e a faixa dos veículos menores.

Nas primeiras semanas da alteração, a STTrans vai realizar uma avaliação e se houver necessidade poderá efetuar ajustes. Agentes de trânsito e fiscais de transporte estarão na Lagoa para monitorar, fiscalizar, disciplinar e orientar os condutores.

A diretoria de Transporte vai comunicar às empresas sobre essas mudanças para que os motoristas de ônibus sejam informados e respeitem as faixas exclusivas.