STTrans cria software para agilizar demandas da população

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Melhorar o atendimento à população e agilizar a resposta das demandas dos usuários. Esse é o principal objetivo do novo software que foi implantado na Central de Reclamação e Informação (Cerin) da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans). Através do novo sistema, que recebeu o nome de Siscerin (Sistema do Cerin), será possível diminuir o tempo de retorno da demanda ao usuário, pois tudo agora será informatizado e o setor responsável encaminhará a resposta on-line ao Cerin. Com o software será possível criar um banco de dados e encontrar com maior agilidade a solicitação feita e o seu desfecho.

O software foi desenvolvido pela Divisão de Informática da STTrans (Dinfo) para facilitar o trabalho da Cerin, que antes era realizado manualmente. O sistema, que está funcionando em caráter experimental, interliga a Cerin com as diretoria de Trânsito (Dtran), de Transporte (Ditra) e a Assessoria de Planejamento (Aplan) da STTrans, de forma on-line e em tempo real. Além de funcionar interligado com as diretorias, o Siscerin também estará ligado a cabine da STTrans que fica no Terminal de Integração, do Varadouro, e que também é responsável pelo atendimento ao público.

O sistema funciona da seguinte forma: o usuário liga para a Central, informa seus dados e descreve qual é a sua demanda. Vale lembrar que as informações referentes ao usuário só são acessadas pela Cerin, ou seja, ficam em sigilo. O setor responsável pela resposta daquela demanda acessa o sistema e terá acesso apenas ao nome do usuário, o número e a descrição da ocorrência.

A resposta será dada de imediato pelo setor e voltará a Cerin, que por sua vez, se encarregará de encaminhar essa resposta ao usuário. Com o sistema será possível acompanhar a situação daquela demanda encaminhada que pode estar em aberto, em transição ou resolvida.

A coordenadora da Cerin, Rozélia Alcântara, destacou a agilidade que o novo sistema trará para o atendimento das demandas encaminhas pelos usuários. “O Siscerin vai facilitar o encaminhamento das solicitações que chegam até nós. A partir de agora elas serão repassadas em tempo real para cada setor, facilitando o trabalho da Cerin e, além disso, agilizando o retorno da resposta da demanda aos usuários, ou seja, eles terão as respostas com mais rapidez’’ falou a coordenadora.

Já a superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, afirmou que o objetivo do órgão é otimizar cada vez mais o serviço que é prestado ao usuário. “Sempre gosto de lembrar que somos prestadores de serviço da sociedade e que temos que nos esforçar diariamente para melhorar essa prestação de serviços. Um dos meios para se chegar a essa melhoria é investir em tecnologia e é isso que estamos fazendo dentro da STTrans: investindo cada vez mais para melhor atender os nossos usuários”, destacou.

A Cerin recebe e registra todas as ocorrências relacionadas a trânsito, transportes urbanos e solicitações de serviços prestados pela STTrans, a exemplo da instalação de lombada ou semáforos com defeitos . Todos os meses o setor receber uma média de 1,3 mil pedidos de informação e reclamações, além de solicitação de serviços. A Central ainda presta atendimento à população no que se refere à consulta sobre significado de placas, quadro de horários dos ônibus, recursos de multa, entre outros.