STTrans define esquema especial para Folia de Rua na Capital

Por - em 22

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) definiu o esquema especial preparado para manter a tranquilidade de motoristas, pedestres e usuários do transporte público nas prévias carnavalescas. O esquema começa a ser posto em prática nesta sexta-feira (05), na abertura do projeto Folia de Rua. “A mobilidade urbana, fluidez do trânsito e segurança dos foliões é a nossa maior preocupação. Nosso esquema está preparado para assegurar isso ao pessoense e turistas que vierem à Capital”, garantiu a superintendente Laura Farias.

Para a abertura do evento, que acontece no Ponto de Cem Réis, com a apresentação de Alceu Valença e mais 11 artistas paraibanos, a parte central da cidade terá um reforço de 30 agentes de trânsito, em uma área que abrange as avenidas João Machado, Visconde de Pelotas, General Osório e rua Dep. Odon Bezerra, além das Praças João Pessoa e Dom Adauto.

As intervenções ocorrerão a partir das 18h nos locais por onde os blocos irão passar. Os agentes serão distribuídos em nove pontos fixos (na João Machado; Trincheiras; Visconde de Pelotas; Praça João Pessoa; B. Rohan; Índio Piragibe; Rodrigues Chaves General Osório e Praça Dom Adalto) e oito deles ficarão em motocicletas, circulando pelos locais, para garantir a fluidez e segurança do trânsito.

Na sexta-feira estão previstas a saída dos blocos Anjo Azul, que tem concentração no beco da Faculdade de Direito; Picolé de Manga, que deve sair do final da João Machado; o Bloco do Pinguim, saindo do Pavilhão do Chá; Bloco da Cueca, no Ponto de Cem Réis; Confete e Serpentina, na Praça Dom Ulrico, e Folia Cidadã, no Porto do Capim.

Via Folia – Na Avenida Epitácio Pessoa, durante as prévias carnavalescas, a STTrans também irá monitorar e disciplinar o trânsito e a passagem dos blocos, visando garantir a tranquilidade do evento. Sessenta agentes de trânsito serão disponibilizados em todos os dias da festa. No sábado (06), a interdição será feita a partir das 18h, do final da Avenida Tito Silva até o Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, para o desfile do Bloco dos Atletas.

O esquema montado é o mesmo para todas as agremiações, modificando apenas os horários para se adequar ao dos blocos. No domingo, a interdição será realizada a partir das 14h, para a concentração do Bloco Virgens de Tambaú, que ocorre às 16h. A STTrans também vai monitorar os eventos que ocorrem nos bairros da cidade.
Muriçocas de Miramar – Na ‘Quarta-feira de Fogo’ (10), o Bloco Muriçocas de Miramar terá um esquema diferenciado, em virtude da maior quantidade de foliões presentes. A interdição ocorre já um dia antes, na terça-feira (09), isolando a Praça das Muriçocas, na Rua Tito Silva, para a montagem do palco. A área só ficará livre na manhã da quinta-feira (11).

Na quarta-feira, a operação terá início às 14h, com a interdição parcial da avenida Epitácio Pessoa, para o estacionamento dos trios elétricos. Às 15h, serão feitos 47 bloqueios e desvios ao longo da Via Folia, onde ficarão os 60 agentes de trânsito, supervisores e motociclistas, monitorando a área.

“Os moradores da avenida Epitácio Pessoa, no trecho da Via Folia, devem se programar antecipadamente para a chegada e saída de seus veículos, a fim de não encontrar dificuldades na locomoção, já que eles conhecem bem a situação do trecho que será interditado durante o evento”, orientou o gerente da Divisão de Operações da STTrans, Kleberson França.

Coletivos – A STTrans determinou às empresas de transporte coletivo um reforço na quantidade de ônibus para atender aos foliões que irão prestigiar os blocos. Alterações no itinerário dos transportes coletivos durante os dias de evento ocorrem para que a população não deixe de ser beneficiada com o serviço, em função das mudanças promovidas no trânsito para a passagem dos blocos.

O reforço deve ocorrer na quarta-feira, para o Bloco Muriçocas de Miramar, no horário do final do desfile, já que a área de concentração já dispõe de quantidade suficiente de ônibus durante todo o dia e horário de concentração (16h). O reforço será aplicado no Terminal de Integração, para onde vai a maioria dos foliões após o desfile.