STTrans discute reestruturação dos transportes com população

Por - em 23

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realizou na manhã desta quinta-feira (16) uma audiência pública para discutir com a sociedade civil a reestruturação dos transportes públicos em João Pessoa. A superintendente Laura Farias afirmou que inicialmente será promovido um aumento na frota de ônibus e linhas serão criadas. Além disso, novas intervenções com implantação de faixas exclusivas para ônibus nos principais corredores e avenidas da cidade deverão ocorrer.

“O aumento da frota é uma necessidade para João Pessoa, para que os usuários não tenham que esperar tanto nas paradas. Nosso objetivo é dar um serviço de qualidade para o usuário do transporte público e atrair os demais moradores da cidade que utilizam veículos próprios de passeio, para que eles deixem seus carros em casa e utilizem os ônibus.”, afirmou.

No próximo ano, serão implantados também 100 novos abrigos de ônibus, passando a cidade a contar com mil abrigos além de 1.050 paradas. A chefe da Divisão de Coletivos, Ângela Monteiro, explicou que a STTrans prioriza a implantação de abrigos nas paradas de sentido Bairro-Centro, pois é onde ocorrem os embarques. Além disso, em outros locais, a existência de calçadas estreitas inviabiliza a implantação do equipamento.

Segundo Laura Farias, paralelo ao aumento da frota de ônibus, as intervenções nas vias da cidade estão contribuindo para que os veículos cumpram seus horários. “Estamos vendo que estão ocorrendo intervenções no trânsito de toda a cidade, com a criação de passarelas, mudanças e reestruturação nos bairros Manaíra, Torre e Cruz das Armas, entre outros, além da região central, que estão promovendo uma alteração da estrutura viária de João Pessoa”, afirmou.

A audiência aconteceu às 9h no Auditório Onozandro de Moraes, na sede da STTrans. Mais de 80 pessoas estiveram presentes e puderam debater com a Superintendência, com o diretor-executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC), Mário Tourinho, o coordenador do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, o presidente do Sindicato dos Motoristas de João Pessoa, Antônio de Pádua e um representante da sociedade civil, o conselheiro tutelar Nilson Sabino.

A superintendente agradeceu o interesse e participação popular na audiência, que se manifestou e apresentou suas reivindicações inerentes à reestruturação dos transportes públicos e falou da necessidade de se abrir estes espaços de diálogo entre os órgãos públicos e a população. “É importante esta relação que vem sendo estabelecida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, principalmente a partir do Orçamento Democrático (OD) e pedimos que todos compareçam às reuniões das regionais para apresentar suas reivindicações”, disse.

Laura Farias encerrou a audiência afirmando que o planejamento para a mobilidade urbana é feito olhando para o futuro da cidade, tendo em vista o crescimento populacional e geográfico e garantiu que a PMJP, através das secretarias de Planejamento e Infraestrutura, estão trabalhando em parceria para melhorar a mobilidade urbana.