STTrans divulga calendário de limpeza dos ônibus urbanos

Por - em 131

Todos os dias, os 430 ônibus em operação das seis empresas responsáveis pelo transporte coletivo urbano em João Pessoa, passam por um processo de limpeza e higienização. Após o surto da gripe “Influenza A” (H1N1), o processo de higienização passou a contar com a aplicação de álcool a 70% em corrimãos, assentos e janelas. Isso é o que revela o calendário de limpeza dos coletivos que foi encaminhado a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) pelas empresas responsáveis pelo serviço de transporte na Capital.

A superintende da STTrans, Laura Farias, explicou que solicitou a elaboração desse calendário especial para evitar a proliferação de doenças e tranqüilizar a população. “Os ônibus já passam por uma limpeza diária, mas como vínhamos sendo procurados pela população, demonstrando a preocupação com a “a nova gripe”, nós pedimos que os responsáveis pelas empresas elaborassem o calendário especial de higienização”, informou, acrescentando que a equipe de fiscalização da STTrans vem acompanhando o cumprimento desse calendário de limpeza.

O diretor de Transportes, Adalberto Araujo, orientou que mesmo com a limpeza dos ônibus é fundamental que os usuários do transporte coletivo urbano tomem alguns cuidados especiais. “Pelos ônibus circula um grande número de pessoas então, por isso, mesmo com a higienização é importante que as pessoas tomem cuidados especiais, como, por exemplo, lavar as mãos ou fazer aplicação do álcool em gel nas mãos após a utilização dos ônibus. Também é fundamental que evitem passar as mãos nos olhos, nariz e boca”, recomendou.

Os ônibus da empresa Boa Vagem, todos os dias, logo que são recolhidos no período da noite, passam por um processo de higienização que é composto pela lavagem externa e a limpeza interna com produtos desbacterizantes. A aplicação desses produtos, conforme informou a empresa, está sendo feita com mais intensidade nos corrimãos, assentos e janelas para evitar a proliferação de doenças.

A empresa Mandacaruense também faz a limpeza diária dos ônibus. Os veículos são lavados com um xampu especial na parte externa. Na parte interna são varridos, esterilizados com produto limpa alumínio e, além disso, os bancos, vidros e corrimãos são limpos com a aplicação de álcool a 70%. De 60 em 60 dias é realizada a dedetização. Os ônibus passam por uma lavagem mais severa durante a revisão periódica que ocorre a cada 8 mil quilômetros.

Nas empresas Transnacional e Reunidas os veículos também passam por uma higienização diária com a limpeza externa através de três máquinas, varrição e lavagem interna com três tipos de produtos que tem ação desinfetante e desbacterizante, que elimina a presença de fungos, ácaros e bactérias. A aplicação desses produtos, de acordo com a empresa, é feita com maior intensidade nos corrimãos, assentos e janelas. De dois em dois meses os ônibus passam por dedetização.

A higienização dos ônibus da empresa Viação São Jorge também ocorre diariamente, durante a noite, com a lavagem interna e externa com um xampu com efeito desbacterizante. Esse produto é aplicado nos assentos, corrimãos e janelas. O processo de limpeza ainda conta com a aplicação de álcool a 70%. A cada 30 dias é feita a dedetização dos veículos.

 A Marcos da Silva diariamente faz a limpeza dos coletivos, a partir das 19h, quando eles são recolhidos. Os veículos são lavados com um xampu especial por fora. Já a parte interna é toda varrida, há a aplicação de um produto que faz a limpeza do alumínio e, além disso, bancos, vidros e corrimãos são limpos com a aplicação de álcool a 70%. Mensalmente é realizada a dedetização dos ônibus da empresa.