STTrans divulga esquema para a romaria até o Santuário da Penha

Por - em 25

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) montou um esquema especial para atender a população durante a Romaria da Penha, que se desloca desde a Igreja de Lourdes (na avenida João Machado) até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, na praia do mesmo nome. A operação terá início a partir das 19h deste sábado (24), com a interdição no trecho entre as ruas Professora Alice Azevedo e Irineu Jóffily, e Avenida João Machado, entre as ruas Trincheiras e Rodrigues de Aquino, até a saída da romaria.

A STTrans designou 40 agentes de trânsito, três supervisores e um gerente do Setor de Operações para garantir a segurança dos fiéis durante a caminhada. Três carros e 12 motos estarão auxiliando os agentes de trânsito.

A equipe – No total, 23 fiscais vão controlar a saída/embarque/desembarque nos ônibus, principalmente após o término da procissão. O fato de a romaria sair após as 22h facilita o andamento do transporte e do trânsito. O plano montado pela autarquia destina-se ao conforto e a segurança dos fiéis que participam do maior evento religioso da Capital.

A romaria, uma tradição secular em João Pessoa, tem um percurso de 14 quilômetros. Os fiéis saem às 22h da Igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no Centro, e seguem pela avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (em frente à UFPB), rua João Rodrigues Alves, avenida Sérgio Guerra e Walfredo Macedo Brandão (Bancários), avenida Hilton Souto Maior e rua José G. dos Santos, que dá acesso à Praia da Penha. Nessas vias, os bloqueios serão feitos à medida que a procissão for passando e liberadas logo em seguida.

Ônibus extra
– A STTrans solicitou às empresas de transportes coletivos da Capital um reforço nas linhas de ônibus durante a realização da Romaria da Penha. De acordo com a Diretoria de Transportes da autarquia, as empresas Transnacional e Marcos da Silva vão disponibilizar ônibus extras, oferecendo maior comodidade àqueles que participarem do evento religioso. A Transnacional colocará mais 60 veículos e a Marcos da Silva mais 30, num total de 90 veículos.

Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, nas proximidades do posto de combustíveis da rede ‘Federal’, para facilitar o retorno dos romeiros. Também haverá reforço no número de ônibus que fazem as linhas ‘Tetéu’ – que circulam na madrugada. Durante todo o domingo, haverá ônibus extras para atender aos fiéis.

Corrida – No sábado (24) a partir das 13h, a STTrans vai interditar a avenida João Machado, no trecho entre as ruas Rodrigues de Aquino e Trincheiras, para a concentração dos competidores da corrida de ‘Dez Milhas Nossa Senhora da Penha’. A largada está prevista para 15h e terá o seguinte percurso: avenidas João Machado, Maximiano Figueiredo, José Américo de Almeida (Beira Rio), Cabo Branco, Panorâmica, Estrada da Penha e chegada nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Durante a competição, a STTrans vai permitir o fluxo de veículos apenas em uma das faixas, isolando com cones a faixa destinada aos competidores. Os condutores devem dirigir com mais atenção nessas vias. A Diretoria de Trânsito recomenda que os motoristas evitem as ruas próximas ao evento, buscando caminhos alternativos para chegar ao destino pretendido.