STTrans divulga esquema para festa de fim de ano na Capital

Por - em 24

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) montou um esquema especial para garantir a mobilidade urbana durante a festa de Réveillon na Orla da Capital. Nesta sexta-feira (31), véspera do Ano Novo, alguns trechos da Orla serão fechados para tráfego de veículos durante o dia e à noite. Participam da operação cerca de 90 servidores da STTrans, entre agentes de Trânsito, fiscais de Transportes e pessoal de apoio.

A avenida Almirante Tamandaré, no trecho entre a Avenida Nego e a Rua Índio Arabutan, será isolada pela STTrans a partir das 5h da manhã do dia 31, com restrição do estacionamento de veículos no local. Outras vias terão restrição de estacionamento, por servirem de acesso à ambulâncias, veículos oficiais e demais moradores, sendo elas: Avenida Cairú, no trecho entre as Avenidas Antônio Lira e a Cabo Branco; Rua Índio Arabutan, da Avenida Cabo Branco à Avenida Marcionila da Conceição; Rua José Augusto Trindade, entre a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes e a Avenida Almirante Tamandaré; e a Rua Tabelião José Ramalho Leite.

Além dessas ruas, serão dispostos agentes de trânsito em todo o entorno da Orla e suas proximidades, com o objetivo de evitar congestionamentos e acidentes, a exemplo do acesso ao Cabo Branco, na Estação Cabo Branco, “Rua da Mata”, Rotatória do Altiplano, Rua Odilon Coutinho, Avenida Epitácio Pessoa, Avenida Nego, Avenida Maria Sales e Rua Paulino Pinto.

O esquema busca priorizar a fluidez dos veículos e transportes coletivos, além de oferecer mais segurança aos pedestres. Segundo o chefe da Divisão de Controle Operacional do Trânsito (Dicop), Klebson França, a circulação de veículos será permitida até as 17h, quando serão efetuados bloqueios e apenas moradores e hóspedes da região terão acesso. “Os condutores que insistirem em estacionar seus veículos nestas vias, poderão ser rebocados ao pátio da CPTran”, lembrou Klebson. O esquema funcionará até às 6h do dia 1º de janeiro.

Transportes – Os táxis e os Transportes coletivos que terão um quadro especial poderão efetuar o embarque e desembarque, em pontos específicos e sinalizados, como o cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com Avenida Marcionila da Conceição.

Para que a população possa evitar transtornos ao se deslocar para as praias da Capital, a STTrans dá algumas dicas:

– Os usuários do sistema devem optar pelo uso do ônibus ou táxi;

– Não insistir em passar pelos bloqueios efetuados pela STTrans;

– Os condutores devem evitar as vias de intenso fluxo de veículo, como a Av. Epitácio Pessoa, Av. Marcionila da Conceição, Av. Maria Sales e rotatória do Altiplano;

– Os condutores podem usar as novas vias de acesso e os novos binários implantados pela PMJP, a exemplo da Avenida Maria Rosa, Rua Paulino Pinto, Rua Manoel Cavalcante e Rua Infante Dom Henrique;

– A STTrans orienta que os motoristas mantenham a calma no trânsito e evitem o consumo de bebidas alcoólicas, como medida de segurança para si, passageiros e demais pessoas que estiverem nas vias.