STTrans divulga plano de transporte e trânsito para prévias carnavalescas

Por - em 27

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) divulgou nesta terça-feira (22) o plano de trânsito da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para as prévias carnavalescas. Para garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos foliões, o órgão informa que atenderá aos eventos que serão realizados na área central e nos bairros da Capital, mobilizando todo o seu efetivo durante os dias de folia.

O esquema especial de trânsito terá início a partir da sexta-feira (25), com a abertura do projeto Folia de Rua 2008, que conta com o apoio da Prefeitura. Na área central da cidade serão mobilizados 14 agentes de trânsito, sendo dez em pontos fixos e quatro em motocicletas, distribuídos pelo Cordão Encarnado, Praça João Pessoa e Centro Histórico, por onde desfilarão os blocos ‘Folia Cidadão’, ‘Anjo Azul’, ‘Picolé de Manga’, ‘Pingüim’ e ‘Confete e Serpentina’. A partir das 18h, começa a interdição das ruas vizinhas à praça João Pessoa, onde os blocos ficarão concentrados e sairão pelas principais vias: Praça 1817, Visconde de Pelotas, General Osório, Rua da Areia até a chegada na praça Antenor Navarro.

Na Via Folia – Na Avenida Epitácio Pessoa, que se transformará em Via Folia durante as prévias carnavalescas, também haverá alteração no tráfego para a saída do bloco ‘Banho de Cheiro’, a partir das 18h da sexta-feira (25). A STTrans disponibilizará 28 agentes de trânsito, dos quais 20 em pontos fixos e oito motociclistas nos desvios e bloqueios necessários à segurança do tráfego de veículos e pedestres.

O esquema destinado aos desfiles na Via Folia será o mesmo para todas as agremiações: ‘Bloco dos Atletas’, no sábado (26); ‘Virgens de Tambaú’, no domingo (27); ‘Muriçoquinhas’, próxima segunda-feira (28), e ‘Muriçocas do Miramar’, no dia 30. Nesses eventos, a interdição parcial das ruas terá início a partir das 16h, desde a rua João Domingos até o Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.

Muriçocas – Para o bloco ‘Muriçocas do Miramar’, que sai na chamada ‘Quarta-feira de Fogo’, a STTrans elaborou um esquema diferenciado devido à quantidade de foliões presentes ao evento.

Na terça-feira (29), a ‘Praça das Muriçocas’, na rua Tito Silva, será interditada para a montagem do palco. Essa área só ficará livre para o trânsito na quinta-feira (31) pela manhã. Os ônibus e veículos particulares que circulam no sentido bairro-centro serão desviados pelas ruas Manoel Gualberto, Nevinha Cavalcanti, retornando a Tito Silva e seguindo o itinerário normal.

Na quarta-feira (30), a operação começa a partir das 14h com a interdição parcial da avenida Epitácio Pessoa para estacionamento de trios elétricos. A partir das 15h, começam 47 bloqueios e desvios ao longo da Via Folia. Serão 63 agentes de trânsito, dos quais 47 nos pontos de bloqueios, 12 motociclistas, além de três supervisores e um coordenador monitorando toda a área.

Por conta dos bloqueios na Epitácio Pessoa, na quarta-feira (30), a STTrans orienta os motoristas que optem pela avenida José Américo de Almeida (Beira-Rio) a partir das 14h, para evitar transtornos. Também sugere aos foliões que utilizem táxi ou transporte público para participar dos eventos.

Os postos base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficarão entre a rua Antônio Lira e a avenida Epitácio Pessoa, e na rua Antônio Rabelo Júnior. Os pontos de táxis ocuparão a rua Marcionila da Conceição (Cabo Branco) e avenida Nossa Senhora dos Navegantes (Tambaú).

Itinerários de ônibus – A STTrans determinou às empresas de transporte coletivo um reforço na quantidade de ônibus para atender aos foliões que irão prestigiar os blocos do Folia de Rua. Com a alteração do tráfego na Epitácio Pessoa para a passagem dos blocos, a autarquia informa que haverá mudança nos itinerários.

Os ônibus que circulam sentido centro-zona sul vindos da avenida Epitácio Pessoa entrarão na rua Vandick Filgueiras, depois seguem pelas ruas Evaldo Wanderley e Doutor Hermance Paiva, e finalmente trecho da avenida Tito Silva em direção à avenida Castelo Branco.

As linhas que circulam no sentido zona sul-centro terão a seguinte rota: avenida Tito Silva, rua Domingos Mororó (onde ficarão o embarque e desembarque dos ônibus), avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio), rua Maria Caetano Fernando de Lima, voltando para a Epitácio Pessoa e seguindo itinerário normal. Vinte e oito fiscais de transportes estarão orientando os motoristas e usuários de ônibus.

As linhas especiais (reforço) e circulares seguirão pelas avenidas Rui Carneiro, Nego, Nossa Senhora dos Navegantes, retornando pela Rui Carneiro. Já a linha 507 (Cabo Branco), após o bloqueio, seguirá pela rua Vandick Filgueiras até a Beira-Rio em direção a avenida Cabo Branco.