STTrans e Setur preparam regulamentação de transportes turísticos da Capital

Por - em 15

O secretário de Turismo do Município, Elzário Pereira, entregou à Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) minuta da portaria que regulamenta os transportes turísticos em João Pessoa. O objetivo da portaria é ordenar os meios de locomoção que operam no ramo turístico, para oferecer mais seguranças aos usuários.

O documento foi entregue nesta terça-feira (18) ao diretor de transporte, Adalberto Araújo. Após a explanação sobre a portaria, ficou definido que será formada uma equipe de trabalho multidisciplinar envolvendo Setur, STTrans e Procuradoria Geral do Município (Progem) para analisar a minuta. As reuniões com a equipe estão marcadas para estas quinta (20) sexta-feira (21).

A minuta propõe a criação de um conjunto de forças representadas por órgãos públicos, nas atribuições em que cada um exerce, para combater irregularidades nessa área, monitorando e fiscalizando o serviço no município. Os transportes turísticos, de acordo com a regra porposta, só poderão ser conduzidos por motoristas legalmente habilitados na categoria e cadastrados na STTrans.

Na opinião do secretário de Turismo, Elzário Pereira, é de fundamental importância a regulamentação do transporte de turismo na cidade para melhorar a qualidade do serviço, atendendo e estimulando ainda mais o fluxo da atividade turística, e possibilitando mais oportunidades de trabalho e renda.

“Por isso, a necessidade de pessoas qualificadas, capacitadas e habilitadas para trabalharem com um público seleto, que já vem pré-informado das potencialidades do destino e, que em sua estadia, pode confrontar seus conhecimentos com os dos profissionais que os conduzem no local ou na região. Poderemos ser referência nacional na regulamentação de transporte de turismo”, explicou o titular da Setur.

O diretor de transporte, Adalberto Araújo, disse que a STTrans vem se esforçando no sentido revisar os serviços já regulamentados e de regulamentar os outros serviços de transporte de passageiros de João pessoa até o início de 2009: “Queremos ofertar aos usuários serviços com mais segurança e conforto, dentro de uma regulamentação que os operadores da área vêm cobrando do poder público”.

Participaram da reunião, além de Elzário Pereira e Adalberto Araújo, Michele Félix, diretora de desenvolvimento institucional da Setur; Bento Correia Lima, chefe da Divisão de Infra-Estrutura e Serviços de Apoio ao Turista; Leonardo Campos, gerente da Divisão de Transportes Especiais (Ditra) e Paulo Silveira, gerente da Divisão de Fiscalização de Transportes (Difis).