STTrans e Setur sinalizam acessos a pontos turísticos

Por - em 38

Os moradores de João Pessoa e os visitantes agora podem contar com um instrumento a mais para chegar aos atrativos turísticos da Capital. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), instalou nas principais vias da cidade 104 placas indicativas que trazem orientações sobre a localização de praias, edificações, parques, entre outros atrativos.

A novidade vem agradando os pessoenses e turistas, como o professor universitário Otávio Moura, da Bahia, que resolveu passar uns dias em João Pessoa para descansar, antes de defender a sua tese de doutorado: “Da primeira vez que estive aqui ainda não haviam sido instaladas essas placas, mas agora não tive dificuldade de me locomover pela cidade. Além do mais, tive conhecimento, através delas, de pontos turísticos que não estavam no meu roteiro de visitas, mas que acabei incluindo”, comentou, acrescentando que a cidade é muito bonita e precisava desse tipo de sinalização.

O secretário municipal de Turismo, Elzário Pereira, destacou o trabalho que a Prefeitura Municipal de João Pessoa vem realizando na área de sinalização dos atrativos turísticos. Ele lembrou que a gestão desenvolveu e já finalizou o Projeto de Sinalização Turística para Pedestres do Centro Histórico, com informações da edificação dos monumentos históricos.

A Avenida Ministro Abelardo Jurema (PB-008), conforme lembrou o secretário, também ganhou placas turísticas indicativas que facilitarão o acesso das pessoas. Todo o projeto, que custou R$ 15 mil, foi desenvolvido pela STTrans em parceria com a Setur. Ao todo foram instaladas 12 placas, sendo que três delas foram roubadas. Elzário Pereira informou ainda que essas placas serão repostas nos próximos dias.

A superintendente da STTrans, Laura Farias, lembrou que todo o projeto de sinalização turística foi elaborado pela equipe de planejamento do órgão e teve como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as normas do ‘Guia Brasileiro de Sinalização Turística’ do Ministério do Turismo. As placas de indicação turística implantadas na cidade possuem a padronização internacional com as cores marrom e branco.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as placas de ‘Atrativos Turísticos’ devem indicar aos usuários os locais onde eles podem dispor das atrações, orientando sobre sua direção ou identificando os pontos de interesse. O material é confeccionado na cor marrom, com letras brancas, e os símbolos (pictogramas) do atrativo.

Laura Farias explica que João Pessoa é uma cidade de grande potencialidade turística, que possui várias belezas naturais e arquitetônicas, por isso a Prefeitura direciona esforços para facilitar o acesso dos visitantes. “A sinalização é fundamental para o desenvolvimento do turismo que, por sua vez, gera emprego e renda e o consequente desenvolvimento”, observa. Ela disse ainda que essa parceria com a Setur é importante porque a secretaria tem um contato maior com os visitantes e, por isso, sabe melhor onde a sinalização deve ser implantada pela STTans.