STTrans elabora plano de trânsito e transportes para Folia de Rua

Por - em 48

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) já está com tudo pronto para garantir a segurança viária no percurso dos blocos participantes do Projeto Folia de Rua. O objetivo é oferecer comodidade e agilidade ao trânsito, reduzindo os transtornos causados à população. O esquema foi desenvolvido para atender à demanda do trânsito e do transporte público em todas as prévias carnavalescas que serão realizadas no período de 10 a 18 de fevereiro.

A STTrans solicita que já a partir das 14h deste sábado (11), os motoristas optem por trafegar pela Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) ou Avenida Rui Carneiro, evitando a Epitácio Pessoa por causa dos bloqueios que serão necessários em função da concentração e saída do Bloco dos Atletas, sábado, e Virgens de Tambaú, no domingo (12).

Segundo o gerente da Divisão de Operações de Trânsito, Klebson França, os foliões que vão para a concentração dos blocos devem optar pelo uso do táxi ou ônibus, pois estes veículos terão prioridade de tráfego no perímetro dos eventos. “Quem trafegar com seu próprio veículo deve evitar os pontos de bloqueios ou circular próximo à aglomeração de pedestres”, reforçou Klebson.

Centro – A área central da cidade terá um reforço de 35 agentes de Trânsito, distribuídos nos três turnos, a maioria no Ponto Cem Réis, onde acontece a abertura do evento. As intervenções acontecerão a partir das 7h30 da manhã nas Ruas Visconde de Pelotas, Rodrigues Chaves e Beco da Faculdade de Direito, para os primeiros isolamentos e montagem das estruturas.

À tarde, a partir das 15h, nas Ruas Artur Aquiles, Visconde de Pelotas, Praça 1817 e Praça João Pessoa (no trecho em frente à Assembleia Legislativa, Faculdade de Direito e Palácio do Governo) não será permitido estacionar, a fim de oferecer mais espaço para os pedestres.

À noite, já às 18h, serão efetuados bloqueios na Praça 1817, Praça João Pessoa (Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa), evitando o conflito de veículos e foliões, oferecendo maior segurança. Para os demais blocos, que se concentrarão no mesmo trecho, a STTrans executará esquemas semelhantes.

Orla e Epitácio Pessoa – A STTrans disponibilizará 57 servidores entre gerentes, coordenadores, supervisores, motociclistas, ciclistas e agentes de Trânsito durante os eventos. Para os blocos com maior concentração de foliões, a exemplo das Muriçocas, Muriçoquinhas, Atletas e Virgens de Tambaú, os agentes irão intervir nas ruas próximas à concentração (Tito Silva, Epitácio Pessoa a partir do Posto 99 até o Busto de Tamandaré, final da Beira Rio e início da Avenida Ruy Carneiro).

Muriçocas do Miramar – Na manhã do dia 15 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 7h30, agentes de trânsito isolarão o entorno da Praça das Muriçocas para montagem dos equipamentos. À tarde, de acordo com a demanda de pedestres e veículos, serão efetuados os desvios e bloqueios necessários.

Às 15h, a faixa direita da Avenida Epitácio Pessoa será interditada a partir da Rua Prefeito José Leite, para estacionamento dos trios elétricos. À noite, às 18h, o acesso à Praça das Muriçocas será interditado, bem como a Rua Tito Silva. Os demais bloqueios serão feitos de forma progressiva, conforme a necessidade no Corredor da Folia. Às 19h, os dois sentidos da Avenida Epitácio Pessoa, no trecho da Tito Silva à Rua Paulino Pinto, serão interditados.

Os cruzamentos da Avenida Epitácio Pessoa nas intersecções da Rua Paulino Pinto, Monteiro Lobato, Manoel Cavalcante, Maria Sales e Avenida Marcionila da Conceição terão tráfego liberado até que a demanda de pedestres permita a circulação com segurança.

Transportes – A STTrans determinou às empresas de transporte coletivo um reforço na quantidade de ônibus para atender aos foliões que irão participar dos blocos em todos os bairros da cidade. Alterações no itinerário dos transportes coletivos, durante os dias de evento, ocorrem para que a população não deixe de ser beneficiada com o serviço em função das mudanças do tráfego para a passagem dos blocos.

O reforço da frota será nos locais de encerramento dos blocos de maior público (Muriçocas do Miramar, Muriçoquinhas, Atletas e Virgens de Tambaú). O reforço também vai ser aplicado no Terminal de Integração, para aonde vai a maioria dos foliões.

Para oferecer mais comodidade aos usuários do sistema de transporte público de João Pessoa, a STTrans disponibilizará 35 fiscais de Transportes por dia para disciplinar ônibus e táxis e orientar a população da localização das paradas e horários dos coletivos.

“Ano passado escalamos um total de 140 pessoas entre fiscais e pessoal de apoio. Este ano, o plano é manter essa mesma quantidade”, disse Paulo Sérgio, chefe da Divisão de Fiscalização de Transportes da STTrans.

Itinerários – Para os blocos que terão percurso pela Avenida Epitácio Pessoa, a STTrans determinou às empresas concessionárias um reforço da frota nas linhas que passam por essa avenida e naquelas que passam pela praia, informando também a alteração do tráfego para a passagem dos blocos.

Os ônibus que circulam sentido Centro-Zona Sul, vindos da Avenida Epitácio Pessoa, entrarão na Rua Wandick Filgueiras, depois seguem pelas Ruas Evaldo Wanderley e Doutor Hermance Paiva, acessando o trecho da Avenida Tito Silva em direção à Avenida Castelo Branco.

As linhas que circulam no sentido Zona Sul-Centro terão a seguinte rota: Avenida Tito Silva, Rua Domingos Mororó (onde ficará o embarque e desembarque dos ônibus), Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), Rua Maria Caetano Fernando de Lima, voltando para a Avenida Epitácio Pessoa e seguindo itinerário normal.

 

As linhas especiais (reforço) e circulares seguirão pelas Avenidas Rui Carneiro, Nego, Nossa Senhora dos Navegantes, retornando pela Rui Carneiro. Já a linha 507 (Cabo Branco), após o bloqueio na Epitácio, seguirá pela Rua Wandick Filgueiras até à Beira Rio em direção à Avenida Cabo Branco.

Monitoramento – O esquema do Folia de Rua e o monitoramento do Trânsito, no perímetro da orla marítima e da Avenida Epitácio Pessoa, serão realizados por agentes de trânsito, fiscais de transportes e pelos técnicos que operam as câmeras de monitoramento.  Este serviço só é possível graças ao sistema Gerenciador Inteligente do Trânsito (GIT Vias) do setor de Controle de Tráfego por Área (CTA) da STTrans.

“A mobilidade urbana, fluidez do trânsito e segurança dos foliões é a nossa maior preocupação. O plano foi criteriosamente elaborado para dar segurança ao pessoense e aos turistas que vierem à Capital”, afirmou Nilton Pereira, superintendente da STTrans.

Segurança pública – Uma parceria firmada entre a STTrans e a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social permitirá que policiais civis e militares monitorem o movimento nos principais blocos do Folia de Rua, a partir do setor de Controle de Tráfego por Área (CTA) da STTrans. Todas as 22 câmeras instaladas em pontos estratégicos estarão à disposição tanto da segurança do trânsito quanto da segurança pública, no combate e prevenção da violência.