STTrans faz palestra sobre qualidade de vida no trânsito

Por - em 20

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realizou palestra educativa na empresa concessionária Marcos da Silva, na manhã e tarde desta terça-feira (20), como parte das ações da Semana do Motorista. Essa atividade foi a primeira de muitas que a coordenação de Educação para o Trânsito do órgão vai realizar para comemorar o Dia do Motorista que acontece no próximo domingo (25). Cerca de 50 operadores, entre motoristas e cobradores de ônibus participaram da palestra.

A palestra sobre qualidade de vida começou inicialmente falando sobre como os motoristas devem se cuidar tanto fisicamente como espiritualmente no dia de trabalho. Um alongamento foi realizado antes da palestra como forma de relaxamento para os operadores. O modo como os motoristas se alimentam, a prática de atividades físicas e o relaxamento são importantes para desempenhar um bom trabalho.

De acordo com a coordenadora da Promoção Social/Saúde da STTrans, Edna Cabral, afirmou que a convivência entre amigos e colegas de trabalho pode ser importante para que o serviço seja mais bem desenvolvido. “O modo como os profissionais se comportam pode ser um reflexo para o comportamento dos usuários, portanto, os profissionais do volante tem que ter a qualidade de vida no seu trabalho e melhorando para que o serviço seja satisfatório” explicou a coordenadora.

Na segunda parte da palestra foi realizada a distribuição de panfletos informativos sobre doenças, como o diabetes, pressão alta e hábitos alimentares saudáveis, a entrega de panfletos educativos, da faixa de pedestre e adesivo. Também foram sorteados brindes, como bonés, flanelas e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para todos os presentes no local.

O educador de Trânsito, Jamerson Cavalcanti ressaltou a dificuldade dos operadores ao longo de um dia de trabalho, se referindo a congestionamentos e a falta de educação de alguns usuários do transporte coletivo, mas que deve ser assimilado com muita paciência e educação pelos operadores dos coletivos. “Os motoristas que trabalham com o público devem ter muita calma em certas situações, pois não se sabe quem está entrando ou saindo do coletivo” avisou o educador.

O motorista, Adalberto Santos gostou muito da palestra, sendo muito instrutiva e proveitosa, mas ressaltou que ainda faltam campanhas educativas sobre as principais regras nos transportes coletivos e que o profissional está trabalhando para receber seu salário e não ser mal tratado pelo usuário do transporte. “Quando tem alguma reclamação, é bom a empresa ouvir os dois lados, pois existem usuários que não respeitam nosso trabalho que por muitas vezes é desgastante” desabafou o operador. 

Na tarde parte da tarde a mesma palestra foi ser realizada para uma segunda turma na empresa Marcos da Silva. Já no dia 21, 22 e 23, na Boa viagem, Mandacaruense e São Jorge, respectivamente.

Programação

Palestras e Serviço de saúde – De 20 a 23 de julho
Horário: 8h30 às 10h30 e 14h30 às 16h30

Blitz da Alegria
Locais: Pontos de táxi no Centro da Cidade e Orla Marítima e nos corredores da Av. Cruz das Armas.
Horário: Sábado e domingo a partir das 9h e 15h.

Atividades lúdicas no Terminal de Integração – 25 de julho de 2010, na manhã, às 8h e à tarde, às 15h.