STTrans faz plano de trânsito para a festa de Iemanjá

Por - em 65

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) preparou um esquema especial de trânsito e transporte para as festividades que serão realizadas em homenagem ao orixá Iemanjá, a rainha das águas salgadas, que no sincretismo religioso é Nossa Senhora da Conceição. A Festa de Iemanjá, realizada pelos integrantes das religiões de matriz africana, terá início na terça-feira (8) e se estenderá pela madrugada da quarta-feira (9).

As intervenções no trânsito vão ocorrer próximas à divisa das praias do Cabo Branco e Tambaú, pois os integrantes das religiões africanas fazem a festa, que conta com oferendas à Iemanjá, no Busto de Tamandaré. O órgão gerenciador do trânsito e do transporte da Capital vai disponibilizar 15 agentes de trânsito para controlar o fluxo de veículos, próximo ao Busto de Tamandaré, e nos pontos de bloqueio.  

Também serão disponibilizados oito motociclistas que vão acompanhar e dar segurança a uma caminhada organizada pela Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba que percorre várias ruas da cidade em direção ao mar. O cortejo vai sair da Avenida Cruz das Armas a partir das 16h, seguindo pelas avenidas Vasco da Gama, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa até a chegada ao Busto de Tamandaré, local onde será encerrada a programação religiosa.

Acesso – Devido aos desvios, para chegar ao bairro de Tambaú os veículos devem seguir pela Rua Macionila da Conceição à esquerda, voltando pela Rua José Antônio Trindade. Já para o Cabo Branco os veículos devem seguir pela Rua Antônio Lira. Os agentes de trânsito estarão nos pontos previstos no plano já a partir das 19h da terça-feira (8).   

Ônibus – Para que os participantes do evento cheguem até a praia a STTrans disponibilizará ônibus extras, que serão liberados de acordo com a demanda. A orientação do órgão é que as pessoas optem pelo transporte coletivo para chegar o seu destino final, evitando assim congestionamentos na região da praia.

 “A nossa orientação é para que as pessoas deixem os seus carros em casa e optem pelo transporte coletivo, que é mais rápido, seguro, prático, colabora para que não haja congestionamentos e ainda auxilia na redução da emissão de gases poluentes, pois transporta um grande número de pessoas em um único veículo. Para as pessoas que insistirem em ir de carro a nossa orientação é que saiam com os veículos com a sua lotação total”, orientou a superintendente da STTrans, Laura Farias.