STTrans implanta novo semáforo na avenida Tancredo Neves

Por - em 48

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) implantou um semáforo na avenida Tancredo Neves com a rua José Peregrino Montenegro, na entrada do Bairro dos Ipês. O equipamento entrou em funcionamento nesta sexta-feira (15) e tem como objetivo facilitar o acesso dos carros ao bairro e diminuir o risco de acidentes no local.

“O equipamento dará mais fluidez ao tráfego local e vai garantir a segurança dos motoristas e pedestres que fazem a travessia”, explicou a superintendente da STTrans, Laura Farias. Um semáforo de pedestre, com botoeira, estava situado na avenida Tancredo Neves e foi deslocado em cerca de 100 metros para chegar ao cruzamento entre a avenida com a rua José Peregrino Montenegro, onde foi substituído pelo semáforo do tipo veicular.

Antes da implantação de um equipamento deste tipo, é necessária a realização de alguns estudos, a exemplo da contagem dos veículos que trafegam por aquele local ao longo do dia, principalmente nos horários de pico, além da quantidade de pedestres que fazem a travessia das vias.  Cada equipamento é composto por braço, coluna, grupo focal, kit de aterramento, repetidores e controladores inteligentes, que são programados para que nos horários de pico seja dada a preferência para as vias com maior fluxo.