STTrans implanta semáforo em cruzamento no Mercado Central

Por - em 31

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) implantou um semáforo no cruzamento da rua Rodrigues de Carvalho com avenida Dom Pedro II, que fica na lateral do Mercado Central de João Pessoa. O equipamento começou a funcionar nesta segunda-feira (19).

A superintendente da STTrans, Laura Farias, lembrou que a implantação deste semáforo é uma reivindicação antiga de pedestres e motoristas, além dos comerciantes que trabalham naquela área. Ela destacou que o equipamento trará mais segurança para motoristas e vai garantir maior fluidez no tráfego do local. “Além disso, o semáforo garantirá mais segurança aos pedestres na hora de fazer a travessia”, acrescentou.

Este é o 152º semáforo que é instalado em João Pessoa pela STTrans. Antes da implantação de um equipamento deste tipo, é necessária a realização de alguns estudos, como por exemplo, contagem dos veículos que trafegam por aquele local em vários horários do dia, principalmente nos horários de pico, além da quantidade de pedestres que fazem a travessia das vias.

O custo de instalação de um semáforo é de cerca de R$ 14,3 mil. Cada equipamento é composto por braço, coluna, botoeira sonora, grupo focal, kit de aterramento, repetidores e controladores inteligentes, que são programados para que nos horários de pico seja dada a preferência para as vias com maior fluxo. Ou seja, as vias que tem preferência pela manhã são no sentido Bairro-Centro e no final do dia no sentido Centro-Bairro, pois as pessoas estão voltando para casa.

Mais semáforos – Está prevista para os próximos dias a instalação de mais dois semáforos, sendo um na avenida Raniere Mazille (em frente a Empasa), localizada no bairro do Cristo Redentor, e no cruzamento da avenida Tancredo Neves com a Celerina Paiva, no Centro. A STTrans já iniciou os estudos para a implantação dos equipamentos.