STTrans implanta Zona Azul na Epitácio e anel externo da Lagoa

Por - em 53

A partir desta terça-feira (29), a avenida Epitácio Pessoa (no trecho próximo à Praça da Independência), e o anel externo do Parque Solon de Lucena (após o prédio do INSS) passarão a contar com novas áreas de estacionamento da Zona Azul. A iniciativa visa atender às solicitações de comerciantes e usuários daquelas áreas da cidade.

Para verificar a viabilidade da implantação do estacionamento rotativo foram realizados estudos pela Divisão de Estacionamento e Registro da STTrans, que comprovaram as condições técnicas necessárias para o atendimento do pedido de implantação da Zona Azul no local. A sinalização foi implantada na sexta-feira (25) pela equipe da Divisão do Sistema Viário (DSV).

De acordo com a superintendente da STTrans, Laura Farias, o sistema de estacionamento de veículos denominado “Zona Azul”, foi criado com a finalidade de proporcionar rotatividade nas vagas de estacionamento público nos locais de maior concentração de comércio e serviços, pois geram grandes demandas por vagas para estacionar. “Essas áreas devem ser bem definidas, delimitadas e sinalizadas, especificando qual veículo utilizará o determinado ponto, mediante o pagamento da tarifa. Os idosos têm uma hora de gratuidade, de acordo com a lei municipal nº 1.639/2006.

Reordenamento – A STTrans está reordenando os estacionamentos públicos da capital para aproveitar melhor os espaços e aumentar o número de vagas. Em outra ponta, está implantando, gradativamente, o sistema Zona Azul de estacionamento, com base no decreto lei n.º 3.190/97 e no artigo 24, inciso X, da lei 9.503/97, Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina a implantação, manutenção e operação do estacionamento rotativo pago nas vias, pelos órgãos de trânsito municipais.

Para utilizar o estacionamento rotativo por um período de duas horas, o usuário deve pagar a cartela no valor de R$ 1,30 ao operador da área no momento em que estacionar o veículo. O carro pode ficar por um período de 10 minutos estacionado na Zona Azul sem pagar pela cartela, desde que esteja com o pisca-alerta ligado e que o condutor tenha comunicado ao operador. João Pessoa é a única Capital do Nordeste que oferece aos motoristas o uso de estacionamento rotativo gratuito por um período de 10 minutos. Os dias e horários de utilização da Zona Azul são de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e, aos sábados, das 8h às 12h.
Os portadores de necessidades especiais possuem vagas reservadas, mas não têm direito à gratuidade. Já os idosos com mais de 60 anos têm direito à gratuidade por um período de uma hora nas vagas destinadas a eles.

Operadora
– O estacionamento rotativo Zona Azul é operado pela empresa Millenium. Atualmente, ele funciona com aproximadamente 1.250 vagas em 23 ruas e três praças do Centro da Capital e dispõe de 114 operadores, que trabalham com carteira assinada, contam com vale transporte e vale alimentação.

Ainda segundo Laura Farias, em função da crescente frota de veículos em João Pessoa e a dificuldade de encontrar vagas, principalmente na área central, a STTrans recebe muitos pedidos de usuários para ampliar as áreas de Zona Azul. “É uma necessidade a democratização dos estacionamentos na cidade, precisamos aumentar a rotatividade das vagas que temos para que não haja a privatização dessas vagas por quem quer que seja”, disse Laura.