STTrans implanta Zona Azul na praça Rio Branco, no centro

Por - em 23

A praça Rio Branco, localizada entre as ruas Duque de Caxias e Viscondes de Pelotas, no centro da cidade, passa a contar com o estacionamento rotativo Zona Azul, a partir desta quinta-feira (9). A implantação foi realizada pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) para atender as reivindicações dos comerciantes, moradores da área e da própria Polícia Federal, que tem sede instalada naquela localidade. Toda a demarcação já foi feita na quarta-feira (8) e foram geradas 59 novas vagas, sendo 36 para carros, 12 para motos e 11 vagas para veículos oficiais.

A superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, explicou que a população já vinha reivindicando a implantação do estacionamento Zona Azul na área, mas estava sendo estudada a melhor maneira de fazer a demarcação da área. “Antes de fazer qualquer intervenção nós elaboramos um projeto e estudamos a viabilidade daquela ação”, comentou.

De acordo com Laura Farias, a Zona Azul foi implantada para democratizar o espaço público, delimitando o tempo de permanência do veículo por vaga. A falta de estacionamento para atender à demanda de veículos, principalmente no Centro, é preocupação permanente dos que gerenciam o transporte e o trânsito na Prefeitura Municipal de João Pessoa. O estacionamento rotativo é uma forma de dar oportunidade para todos estacionarem os seus veículos, explica.

A estudante Viviane Santos, que é moradora da área, aprovou a novidade. “A Praça Rio Branco era um verdadeiro caos, com carros estacionados por todos os cantos e ainda flanelinhas brigando por clientes. Eu tinha medo de passar por lá e até de deixar o meu carro. Outra vantagem que a Zona Azul trará será tornar o estacionamento rotativo, ou seja, mais pessoas poderão utilizar o espaço para estacionar os seus carros, antes as vagas eram ocupadas pelas mesmas pessoas”, comentou.

Para utilizar o estacionamento rotativo por um período de duas horas, o usuário deve pagar a cartela no valor de R$ 1,30 ao operador da área no momento em que estacionar o veículo. O carro pode ficar por um período de 10 minutos estacionado na Zona Azul sem pagar pela cartela, desde que esteja com o pisca-alerta ligado e comunique ao operador.  João Pessoa é a única Capital do Nordeste que oferece aos motoristas o uso de estacionamento rotativo gratuito por um período de 10 minutos. Os dias e horários de utilização da Zona Azul são de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e, aos sábados, das 8h às 12h.

Portadores de necessidades especiais possuem vagas reservadas, mas não têm direito à gratuidade. Já os idosos com mais de 60 anos têm direito à gratuidade por um período de uma hora nas vagas destinadas a eles. O estacionamento rotativo Zona Azul é operado pela empresa Millenium. Atualmente, ele funciona com aproximadamente 1.250 vagas em 23 ruas e três praças do Centro da Capital e dispõe de cerca de 114 operadores, que trabalham com carteira assinada, contam com vale transporte e vale alimentação.