STTrans inicia construção de dois terminais de ônibus, nesta segunda

Por - em 21

A Superintendência de Transportes e Trânsito do Município (STTrans) vai iniciar a partir da próxima segunda-feira (18) as obras de construção de terminais de ônibus no bairro da Penha (linhas 507, 508 e I007), e no Bessa (linhas 521 e 601-Opcional), próximo ao condomínio Valparaíso. Os novos terminais garantirão que os usuários do sistema de transporte coletivo passem a ser atendidos com mais qualidade e eficiência.

As áreas onde serão levantados os prédios foram indicadas pelas próprias comunidades e a construções autorizadas pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura por ser espaço público. A construção do Terminal da Penha, cujo projeto foi desenvolvido pela equipe de engenharia da STTrans, ficará na Avenida Nossa Senhora da Penha, enquanto o Terminal do Bessa, estará localizado na Rua Irenaldo Albuquerque Chaves. Essas duas obras não irão onerar os cofres públicos, pois serão custeadas pelas próprias empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo.

A transferência da linha 507, que hoje estaciona provisoriamente na Rua Edvaldo B. Pinho (Rua da Mata, Cabo Branco), para a Penha, além de beneficiar os usuários do sistema dessas duas localidades, vai melhorar as condições dos operadores (motoristas e cobradores) que não tinham ponto de apoio. Essa mudança também vai servir para estimular o turismo nessa região, uma vez que o itinerário dos ônibus 507 vai passar por vários pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco, o Santuário da Penha, a Praia do Seixas e a Estação Ciência Cultura e Artes, que está sendo construída pela PMJP.

“Com o terminal, os moradores da Penha e do Bessa terão fácil acesso às linhas que atendem aos bairros e ainda contarão com um local de embarque e desembarque que oferecerá o conforto e bem-estar que essas comunidades merecem”, afirmou Adalberto Araújo, diretor de transportes do órgão gestor.

Para o coordenador da União das Entidades Representativas do Complexo Costa do Sol (Uercsol), Jair Santos, a construção do Terminal de ônibus na Praia da Penha vai possibilitar uma integração entre os habitantes da área e facilitará o deslocamento dos usuários de transporte coletivo. “É um sonho de mais de duas décadas que está sendo concretizado agora”, enfatizou Soares.