STTrans inicia nesta terça-feira campanha sobre o Zona Azul

Por - em 29

A partir desta terça-feira a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) dará início a uma campanha educativa com a finalidade de orientar os motoristas sobre o uso correto do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. A campanha está sendo realizada para levar informações aos usuários, uma vez que, a partir de fevereiro a fiscalização para coibir as irregularidades será intensificada.
A abertura da campanha, que será na Praça João Pessoa, a partir das 9 horas, contará com a participação dos bonecos gigantes da STTrans, ‘Linda’, ‘Verde’ e ‘Clara’, nomes que fazem alusão aos três orgulhos da Capital paraibana, que são: a mata, as belezas naturais e o sol. Durante a campanha também haverá a distribuição de material educativo.
Os panfletos educativos serão distribuídos pelos próprios operadores do estacionamento rotativo e também por educadores de trânsito. Eles têm a finalidade de orientar a população sobre as regras que devem ser seguidas nas áreas da Zona Azul, para evitar transtornos e irregularidades.
No material os usuários são informados que devem pagar a cartela no valor de R$ 1,00 ao operador da área no momento em que estacionar o veículo. O panfleto ainda lembra que durante as duas horas que tem direito ao comprar a cartela, o condutor poderá deslocar-se para qualquer outra rua que seja operada pelo sistema e usufruir o restante do tempo sem ter que pagar a mais.
O diretor de Transito, Omar Ramalho, informou que nesse primeiro momento a STTrans está intensificando a campanha educativa e acrescentou que a partir de fevereiro a fiscalização será intensificada, as pessoas que forem pegas cometendo infrações serão penalizadas. Vale lembrar que o veículo sem cartela ou com a mesma fora do prazo de validade está sujeito a receber multa no valor de R$ 53,21, além de três pontos na carteira de habilitação.
A Zona Azul foi implantada, conforme destacou a superintendente da STTrans, Laura Farias, para democratizar o espaço público, delimitando o tempo de permanência do motorista por vaga. De acordo com ela, a falta de estacionamentos para atender à demanda de veículos nos centros urbanos é preocupação diária daqueles que gerenciam o transporte e o trânsito do Governo Municipal. “O estacionamento rotativo é uma forma de dar oportunidade para todos os motoristas estacionarem os seus veículos”, comentou.
O estacionamento rotativo Zona Azul é operado pela empresa Millenium. Atualmente, ele funciona com aproximadamente 1.200 vagas em 23 ruas e duas praças do Centro da Capital, e dispõe de cerca de 120 operadores. Os horários de utilização da Zona Azul são de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e, aos sábados, das 8 horas às 12 horas.
João Pessoa é a única capital nordestina que oferece aos motoristas o uso de estacionamento rotativo gratuito por um período de 10 minutos, desde que o veículo fique com o pisca – alerta ligado. Após este intervalo de tempo, o condutor deverá retirar o veículo ou adquirir a cartela. Idosos com mais de 60 anos tem direito a gratuidade por um período de uma hora nas vagas destinadas a eles.