STTrans inicia operação para disciplinar o trânsito em JP

Por - em 30

Como forma de garantir a mobilidade, com a redução dos congestionamentos e dos carros estacionados de forma indevida nas calçadas, e evitar acidentes, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) inicia a partir desta quinta-feira (10) o novo Plano de Operação de Fiscalização em toda a cidade. O plano terá reforço especial nas regiões do Centro e Praia, onde estão localizados os “pontos críticos” do trânsito nesta época do ano, devido ao grande fluxo de veículos que circulam nessas áreas.

“Nós fizemos uma nova distribuição dos nossos agentes de trânsito, que também trabalharão em horários diferenciados. Por meio de monitoramento e fiscalização mais eficazes do sistema viário, o plano visa manter uma mobilidade contínua, reduzindo os congestionamentos que tendem a aumentar neste período do ano, garantindo a segurança de pedestres e de veículos”, destacou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

No Centro, cujo movimento de pessoas e veículos aumenta consideravelmente durante esta época devido às compras de final de ano, agentes de trânsito ficarão posicionados em pontos estratégicos durante todo o dia monitorando as áreas de maior movimento comercial. Ao todo serão 37 agentes fixos, quatro em motocicleta, além de um supervisor com viatura móvel no período diurno.

Já no período da noite, os agentes de trânsito permanecerão nas áreas que dão acesso ao Shopping Tambiá, pois nesse horário durante este período há o aumento do fluxo de pedestres e de veículos.

A STTrans atuará de forma mais intensiva nos semáforos da área central e avenida Epitácio Pessoa, no trecho da avenida Piauí a Rui Carneiro, que dá acesso ao município de Cabedelo. Agentes de trânsito ficarão nessas localidades monitorando e garantindo a fluidez do trânsito.

Na região da orla marítima, a STTrans também montou um esquema para  garantir a fluidez do tráfego, segurança e acessibilidade de pedestres. As ações serão intensificadas no trecho entre o bairro do Cabo Branco ao de Manaíra, onde serão escalados quatro agentes ciclistas, um supervisor em viatura móvel e mais dois agentes de trânsito por turno.

No turno da noite serão distribuídos oito agentes fixos no trecho do Centro Turístico à Feirinha de Tambaú, no Shopping Manaíra e no Busto de Tamandaré. A fiscalização também será reforçada por mais dois motociclistas de dia e de noite.

Além da intensificação da fiscalização, a equipe de educação para o Trânsito e Transportes da STTrans fará ações educativas em vários pontos da cidade, com o objetivo de levar orientações aos motoristas sobre aspectos que garantem a segurança e a fluidez do tráfego. Entre as campanhas estão a da travessia da faixa de pedestre, a de respeito à sinalização, estímulo à utilização do cinto de segurança e não utilização do telefone celular enquanto dirige, além de recomendações para que os condutores não deixem os seus veículos estacionados nas calçadas.

“A nossa orientação aos condutores é que evitem colocar veículos em calçadas, estacionar em locais onde existam placas proibitivas e estacionar em fila dupla, principalmente na área central. Aqueles que cometerem infrações serão punidos, pois nós realizaremos uma fiscalização ostensiva, como forma de garantir a fluidez do trânsito e evitar transtornos à população”, comentou a superintendente. A população pode entrar em contato com a Central de Reclamações e Informações (Cerin) através do telefone 0800 281 1518.