STTrans intensifica fiscalização em ruas do Cidade Universitária

Por - em 25

Apesar de ação educativa após mudanças nos sentidos de vias, da sinalização de regulamentação visível e da fiscalização dos agentes de trânsito em toda a cidade, alguns condutores ainda insistem em desobedecer ao Código de Trânsito Brasileiro e colocam em risco a vida de pedestre e de outros motoristas que dirigem corretamente.

Essa prática irregular tem sido alvo de reclamação dos moradores do Jardim Cidade Universitária, principalmente no trecho transformado em mão-única das ruas Inácio R. Andrade (Rua do Colégio Polígono) e Radialista Antônio Assunção de Jesus, que dão acesso à Avenida Walfredo Macedo Brandão. Nessas vias, os condutores de veículos continuam a circular na contramão, causando risco de acidentes para os que transitam naquela área.

Para coibir esse abuso, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) intensificará a fiscalização nessas ruas. A ação tem como objetivo inibir a circulação de veículos na contramão de direção, punindo os infratores com base no Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

De acordo com o CTB, art. 186 – inciso II, é proibido transitar pela contramão de direção em vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação. A infração para esse tipo de irregularidade é gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54 e perda de sete pontos na carteira de habilitação (CNH).

A STTrans informa que, com a mudança de trânsito nos Bancários para reduzir o congestionamento, foi necessário adotar a mudança de sentido em parte das ruas Inácio R. Andrade e Radialista Antônio Assunção de Jesus, para dar mais fluidez ao tráfego nas Avenidas Sérgio Guerra e Walfredo Macedo Brandão.

Com a alteração de sentido, as ruas receberam sinalização tanto horizontal quanto vertical com boa visibilidade. Agentes de trânsito permaneceram no local durante 30 dias orientando os motoristas, mas mesmo assim os infratores estão cometendo excessos e dirigindo em situação perigosa. Por esse motivo, a diretoria de trânsito decidiu adotar medidas mais rigorosas e punir esses condutores que estão colocando em risco a sua vida e a dos outros.

Essa operação também será realizada em outros locais da cidade a exemplo da Avenida José Augusto Trindade e Rua Silvino Lopes, em Tambaú, e Rua São Gonçalo e Avenida Geraldo Costa, em Manaíra.

A direção do órgão solicita aos condutores de veículos que observem e respeitem a sinalização para sua própria segurança, evitando transtornos ao trânsito e prejuízos desnecessários.