STTrans intensifica recuperação da sinalização de trânsito em JP

Por - em 22

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) intensificou, neste mês de outubro, os trabalhos de manutenção preventiva e revitalização da sinalização de trânsito de João Pessoa. A equipe da Divisão do Sistema Viário (DSV) está realizando todo o trabalho de limpeza, recuperação e revitalização da sinalização vertical, horizontal e luminosa. No Mercado Central, toda a sinalização em seu entorno está passando por um processo de recuperação, que faz parte do projeto de revitalização do local, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A sinalização vertical (placas), a horizontal (inscrições no pavimento) e acessos para pessoas com necessidades especiais estão sendo implantadas, restauradas ou até substituídas, quando não tem mais condições de recuperação. O objetivo é dotar o Mercado Central de uma sinalização viária em perfeitas condições de visualização pelos usuários do trânsito.

O serviço de manutenção da STTrans começou na Estação Cabo Branco, no Altiplano, com as faixas de pedestres, que recebem os mesmos cuidados por parte da DSV. Hoje existem quase 1.000 faixas de pedestres na cidade, parte delas apenas pintadas no pavimento e outras feitas de um material especial (termoplástica) bem mais resistente ao desgaste, que requerem um equipamento específico (a quente) para sua implantação e manutenção.

Os técnicos e auxiliares da DSV também fazem a manutenção e substituição dos focos dos semáforos com lâmpadas incandescentes por outros a “LED” (diodo emissor de luz), bem mais eficientes e econômicos, ecologicamente corretos no consumo de energia.

O bairro Valentina Figueiredo teve sua sinalização de trânsito totalmente recuperada nesta última semana. Foram feitas limpezas, pinturas e outras ações que melhoraram a visualização da sinalização, resultando em mais segurança para os condutores de veículos e pedestres. Outros bairros também terão sua sinalização viária revitalizada.

“Por ser um trabalho contínuo, toda a sinalização da cidade será recuperada e qualquer cidadão pode nos ajudar nessa tarefa informando à STTrans de placas danificadas ou qualquer sinalização desgastada. É só ligar 0800-281-1518 e informar, que uma equipe irá ao local verificar a necessidade e tomar providências”, disse Laura Farias, superintendente da STTrans.

A verba utilizada para a implantação e manutenção da sinalização vem do valor arrecadado com as multas aplicadas pela STTrans por infrações de trânsito cometidas pelos condutores de veículos, como determina a Lei 9.503/97, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).