STTrans interdida trânsito da Lagoa na tarde deste sábado

Por - em 23

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) montou um esquema especial de trânsito para a realização no próximo domingo (11) do ‘Dia de Brincar’. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em comemoração ao ‘Dia da Criança’ e tem apoio do Instituto Alpargatas, Armazéns Paraíba e São Braz. Já no sábado (10), a partir das 14h, ocorrerá a interdição do anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena para a montagem de equipamentos e tendas, que vão compor a estrutura necessária para a realização da atividade.

No domingo, a área interditada será maior. O bloqueio ocorrerá na rua Maximiano Figueiredo (a partir do Lyceu Paraibano), uma vez, que o anel interno da Lagoa continuará interditado. Os motoristas que vierem no sentido Praia/Centro terão que trafegar pela avenida Getúlio Vargas, dobrando à direita, na Eurípedes Tavares, e na esquina com a almirante Barroso, vira à esquerda descendo para a Lagoa do Parque Solon de Lucena.

No sentido inverso (Centro-Praia), os condutores deverão seguir pela rua Diogo Velho, passar pela avenidas Pedro II e Tabajara, para pegar a avenida Epitácio Pessoa e, finalmente, seguir em direção à Orla de João Pessoa. Para orientar a população e os motoristas sobre o melhor trajeto para chegar ao destino final, 25 agentes de trânsito estarão no lugar.

Esquema de ônibus – Os ônibus que trafegam nessa área também terão o itinerário modificado. Os transportes coletivos que fazem o sentido Centro-Bairro, passando pela avenida Tabajaras ou pelo anel externo da Lagoa, seguirão pela rua Eurípedes Tavares e pegarão a Odon Bezerra em direção à avenida Epitácio Pessoa. Já os coletivos que fazem o itinerário Bairro-Centro entrarão na almirante Barroso e seguirão pela Princesa Isabel, em direção ao anel interno da Lagoa, seguindo o itinerário normal, em direção ao Terminal de Integração.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP) disponibiliza ônibus grátis para o deslocamento de crianças e pais, desde os bairros até o local da festa. Os veículos, especialmente ornamentados com temas infantis, são facilmente identificados pelas crianças. Serão 40 ônibus de todas as linhas, que deverão partir dos bairros e estacionar no anel interno do Parque Solon de Lucena.

Ações educativas – Além de organizar a parte do trânsito e transporte, a STTrans vai participar do evento levando lições de educação para as crianças que forem até o ‘Dia de Brincar’. O órgão montará uma tenda onde fará a distribuição de material educativo. Os pequeninos receberão informações sobre a forma correta de fazer a travessia da faixa de pedestre, significado de placas de trânsito, oficinas de pintura com desenhos ilustrativos sobre segurança no trânsito e ainda sobre a forma correta de utilizar os ônibus. Os bonecos ‘Orgulhos de João Pessoa’, ‘Linda’, ‘Verde’, ‘Clara’ e o ‘Agente de Trânsito’ também estarão presentes a atividade.