STTrans lança novo sistema de monitoramento nesta quarta-feira

Por - em 36

João Pessoa passa a contar, a partir desta quarta-feira (24), com um moderno Sistema de Monitoramento do trânsito, funcionando 24 horas por dia e garantindo a qualidade de vida e segurança a motoristas e pedestres. Seguindo uma tendência das grandes cidades, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) lança o novo Controle de Tráfego por Área (CTA) da Capital, com 15 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade e com novos recursos que facilitarão a resolução de problemas, visando a mobilidade urbana.

O lançamento acontece às 9h na sede da STTrans, (quilômetro 25 da BR-230, no bairro do Cristo Redentor), com a participação de autoridades, imprensa e do prefeito Ricardo Coutinho. Durante a cerimônia será realizada uma visitação à sala do CTA, ambiente onde está instalado o moderno sistema Gerenciador Inteligente do Trânsito (GIT Vias), que vai ampliar o monitoramento, fiscalização, gerenciamento e coleta de dados sobre o trânsito da cidade.

Entre os benefícios do novo sistema, o diretor de Trânsito, Pablo Dornelas, ressalta a melhor qualidade da imagem em um raio de 500 metros da via com giro das câmeras, possibilitando o reconhecimento dos infratores e a resolução dos problemas enfrentados nas avenidas em tempo real. “Ampliamos o sistema de monitoramento para 15 pontos e dentro de 60 dias estaremos em 25 locais da cidade. Nosso controle sobre o trânsito da cidade será mais rápido e facilitado através do GIT Vias”, disse.

“Estamos trabalhando para ter uma cidade mais segura em todos os aspectos. Com estas câmeras e o monitoramento 24 horas teremos mais subsídios para aprimorar a mobilidade urbana da cidade, realizando as mudanças quando necessárias. Esperamos que, com isso, os motoristas fiquem mais atentos para o respeito à sinalização e legislação do trânsito, contribuindo para termos mais segurança e tranquilidade nas vias da cidade”, afirmou a superintendente Laura Farias.

Modernidade do Sistema – De acordo com Pablo Dornelas, o antigo sistema funcionava da seguinte forma: os fotossensores registravam os avanços de sinal, a empresa responsável retirava o filme, encaminhava para a STTrans e era realizado o Auto de Infração do Trânsito. “Com o novo sistema teremos este repasse das informações em tempo real. Saberemos de imediato, através do nosso monitoramento, onde ocorreu a infração e quem a cometeu”, afirmou. No entanto, ele lembra que as imagens não multam, este trabalho é realizado pelos equipamentos de avanço de sinal, também instalados nas vias.

Outra vantagem do sistema é que, com o acompanhamento permanente, os casos de congestionamento, colisão e acidentes de trânsito serão mais facilmente solucionados. “Se um ponto focado pelas câmeras mostrar uma via congestionada, teremos capacidade de alterar, de dentro da CTA, a sinalização da rua, dando agilidade ao trânsito com menos intervalos em vermelho no semáforo, até que o fluxo se normalize”, assegurou.

Vantagens do novo sistema

Disponibilização de equipes técnicas 24 horas por dia
Foco na manutenção preventiva
Redução do tempo de atendimento a defeitos na rede semafórica
Acompanhamento, fiscalização e controle das atividades em tempo real
Prevenção e redução de acidentes
Aumento da fluidez e segurança no trânsito

Locais onde as câmeras estão instaladas

Terminal de Integração (Rua Francisco Londres)
Avenida Getúlio Vargas (Lagoa do Parque Solon de Lucena)
Avenida Padre Meira com a Rua Diogo Velho
Rua Santo Elias
Avenida Bento da Gama com a Avenida Epitácio Pessoa
Busto de Tamandaré
Avenida Ruy Carneiro com a Avenida Epitácio Pessoa
Viaduto do Cristo
Entrada de Mangabeira (Girador)
Avenida Nego com a Avenida Maria Sales
Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Prefeito José Leite
Avenida Epitácio Pessoa com a Avenida Maranhão
Avenida Padre Meira com o Anel Externo da Lagoa
Avenida Empresário João Rodrigues Alves com a Rua Luiz Alves Conserva
Avenida Dom Pedro II com a Avenida dos Tabajaras