STTrans melhora a estrutura do sistema de ônibus do Valentina

Por - em 243

Melhoria da estrutura física, mudança de percursos, horários e terminais de linhas de ônibus urbanos, além da ampliação do número de veículos que atendem determinadas áreas, foram as providências adotadas pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa, para atender reivindicações de moradores de comunidades localizadas no bairro Valentina Figueiredo.

As melhorias na parte física dos terminais do Valentina incluíram recuperação dos banheiros e construção de mais um no terminal de integração de passageiro 1 (TIP1), mais a instalação de bebedouro e limpeza intensificada dentro e na região do entorno do equipamento.

Outra medida foi a transferência do terminal da linha 2300 para o mesmo ponto final das linhas 1519 e 5120, que fica próximo ao 5ª Batalhão da Polícia Militar. O bairro também deverá ser beneficiado com a renovação de 20% da frota que atende às comunidades vizinhas, além da construção do terminal da linha 118-Paratibe, na rodovia PB-008.

Também foram realizadas mudanças em algumas linhas de ônibus urbano como forma de melhor atender as necessidades da população. Entre as iniciativas destacam-se: ônibus extra para a Praia do Sol aos sábados, domingos e feriados no período das 6h40 às 17 horas, atendendo a via principal do Valentina, Sonho Meu, Paratibe, PB-008, Praia do Sol e Barra de Gramame. Ainda foram disponibilizados ônibus extras na linha 5120, saindo do Parque do Sol e na linha 1519.

Para atender algumas localidades, foram modificados os trajetos de alguns ônibus. A linha I010-Facene/Valentina II passará a circular com dois veículos, realizando 53 viagens e atendendo também o Parque do Sol.

O Colégio Estadual Domingos da Paixão, a Escola Municipal Dom Helder, Escola Estadual Tércia Bonavides e o Centro Profissionalizante Valentina Figueiredo (CPDAC) também passaram a ser atendidos pelos ônibus nos horários de entrada e saída dos estudantes das aulas.

As reivindicações foram apresentadas durante visita técnica realizada em janeiro passado pela superintendente do órgão, Laura Farias, mais o diretor de Transportes, Adalberto Araujo, e o diretor de Trânsito, Omar Ramalho. Eles percorreram as comunidades avaliando as solicitações feitas pelos moradores.