STTrans monta esquema de trânsito para o desfile do ‘Muriçocas’

Por - em 22

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) montou um esquema especial para evitar transtornos durante a preparação e o desfile do segundo maior bloco de arrasto do mundo o ‘Muriçocas do Miramar’, que acontecerá na quarta-feira (18). Um dia antes, na terça-feira (19), a partir das 20h haverá intervenção nas imediações da ‘Praça das Muriçocas’, na Avenida Tito Silva, para a montagem do palco, onde ficará a concentração dos foliões da agremiação pré-carnavalesca.

Com essa intervenção, os ônibus e veículos particulares que vêm da zona sul sentido bairro-centro terão o itinerário desviados pelas Ruas Manoel Gualberto, Nevinha Cavalcanti, voltando para a Avenida Tito Silva.
Após as 15h da quarta-feira, os veículos e as linhas terão que seguir pela avenida Tito Silva, rua Domingos Mororó (onde ficarão o embarque e desembarque dos ônibus), avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio), rua Maria Caetano Fernando de Lima, voltando para a Epitácio Pessoa e seguindo itinerário normal.

Os ônibus que circulam sentido centro-zona sul vindos da Avenida Epitácio Pessoa entrarão na rua Vandick Filgueiras, seguirão pelas ruas Evaldo Wanderley e Doutor Hermance Paiva e finalmente o trecho da avenida Tito Silva em direção à avenida Castelo Branco.
Na ‘Quarta-feira de Fogo’ a interdição parcial da avenida Epitácio Pessoa começa a partir das 14h para o posicionamento dos trios elétricos. A partir das 15h, agentes de trânsito e fiscais de transporte iniciam os 47 bloqueios e desvios ao longo da ‘Via Folia’. Serão 63 agentes de trânsito, dos quais 47 nos pontos de bloqueios, 12 motociclistas, além de três supervisores e um coordenador monitorando toda a área. Para orientar usuários e motoristas de ônibus foram escalados 28 fiscais.

A STTrans recomenda aos motoristas que evitem a Epitácio Pessoa, após as 14h desta quarta. Também sugere aos foliões que utilizem táxi ou transporte público para participar dos eventos. Os postos base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficarão entre a rua Antônio Lira e a avenida Epitácio Pessoa e na rua Antônio Rabelo Júnior. Aos usuários do transporte coletivo, a superintendência sugere que utilizem a integração temporal, como forma de evitar grandes concentrações no Terminal de Integração do Varadouro.

Reforço de ônibus– Para atender as pessoas que querem cair na folia na ‘Quarta-feira de Fogo’, a STTrans determinou às empresas de transporte coletivo a colocação de ônibus extras, que serão 60 no total. A partir das 16h já haverá reforço nas linhas Circulares, na linha 507-Cabo Branco (empresa Marcos da Silva), nas linhas 510, 511 e 513 – Tambaú (empresa Transnacional), além das linhas Tetéu (que circulam a partir da meia-noite) 203–Mangabeira (empresa Transnacional), 504-Mandacaru (empresa Mandacaruense), 108 – Alto do Mateus, 104- Bairro das Indústrias e 118- Mussumagro/Paratibe (empresa São Jorge).
As linhas especiais (reforço) e Circulares seguirão pelas avenidas Rui Carneiro, Nego, e Nossa Senhora dos Navegantes, retornando para a Rui Carneiro. Já a linha 507 (Cabo Branco), após o bloqueio total da Epitácio Pessoa, seguirá pela rua Vandick Filgueiras até a Beira-Rio em direção à avenida Cabo Branco. Com objetivo de evitar depredações no Terminal de Integração do Varadouro, a STTrans solicitou apoio da Polícia Militar.