STTrans monta esquema de trânsito para dia das eleições

Por - em 27

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) montou um esquema de trânsito para facilitar o acesso dos eleitores às seções de votação no próximo domingo (3), além de garantir a tranquilidade do fluxo de veículos e pedestres pelas ruas da Capital. Atendendo a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), seis ruas serão interditadas no domingo e 75 agentes estarão de prontidão, divididos nos três turnos, circulando pela cidade e ordenando o trânsito.

O TRE solicitou que sejam bloqueadas as ruas dos maiores colégios eleitorais da cidade: Rua Horácio Trajano, onde se localiza o Colégio José Lins do Rego no Cristo Redentor; Rua José Tavares, do Colégio Papa Paulo VI, e Rua Lima Pinto, da Escola Municipal Professor Oscar Castro, ambas em Cruz das Armas; Avenida 1º de Maio, em Jaguaribe, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além das ruas Batista Leite, por trás do Fórum Eleitoral e Princesa Isabel, na frente do Fórum, no Centro.

Objetivando dar fluidez ao tráfego de veículos e segurança aos pedestres, no entorno das escolas com grande fluxo de eleitores, a STTrans orientou as empresas concessionárias de transportes coletivos a aplicarem o horário de viagens do sábado, que conta com 360 veículos. Nas escolas e seções de votação com grande concentração de pessoas, o órgão também irá disponibilizar agentes de Trânsito, a fim de garantir o acesso rápido e evitar congestionamentos.

Segundo a gerente da Divisão de Transportes Coletivos (Dicol), Ângela Monteiro, o eleitor deve priorizar o uso de ônibus ou táxi, evitando assim causar congestionamentos, uma vez que a frota disponível no domingo será suficiente para atender a demanda. O ideal é que o pessoense vote ainda pela manhã para não causar transtornos no final da tarde, reforçou o gerente da Divisão de Operação de Trânsito (Dicop), Klebson França, após constatar que, em todo dia de votação, muitas pessoas se deslocam para áreas de lazer, como a praia, e só deixam para votar no fim do dia, o que ocasiona transtornos.

As equipes de agentes de trânsito também estarão de prontidão, após o encerramento das eleições, em pontos considerados mais movimentados pelas pessoas que aguardam a apuração dos votos, como a Praça da Paz, no bairro dos Bancários, Mercado Público de Mangabeira e região da praia. “Temos percebido em outras eleições que as pessoas se concentram em maior quantidade nestes locais para conferir a apuração dos votos e comemorar a vitória de seus candidatos. Por isso, as equipes também serão reforçadas nestes pontos, para garantir a tranquilidade do trânsito para todos”, afirmou.