STTrans monta esquema de trânsito para Festa das Neves

Por - em 32

A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) montou esquema de Mobilidade Urbana do trânsito e transportes para a Festa das Neves, para dar mais comodidade e segurança àqueles que participarão do evento. A partir das 16h30 desta sexta-feira (30), quando terá início o festejo profano, agentes de trânsito e fiscais de transportes atuarão para garantir a fluidez do tráfego em dez cruzamentos e demais localidades do trecho próximo à festa.

O esquema de Mobilidade Urbana do trânsito será desenvolvido durante o período da festa, até o dia cinco de agosto, sempre a partir das 16h30, quando agentes de trânsito, fixos e motociclistas, darão orientações e farão bloqueios nas ruas Visconde de Pelotas (Cine Municipal), Avenida Dom Pedro I com a Rua Santo Elias (próximo ao Arquivo do TRT e Shopping Tambiá) e Praça Dom Adauto. Também serão bloqueados trechos da Rua Santo Elias com a Rua Elizeu César, Av. Dom Pedro I com a Av. Princesa Isabel e Av. Dom Pedro I com a Av. Souto Maior (Banco do Brasil).

Para o período da noite, a partir das 18h, serão distribuídos agentes de trânsito fixos nos seguintes locais: Praça 1817 com a Praça João Pessoa, Rua 13 de Maio com a Rua Barão do Abiaí, Rua 13 de Maio com a Rua Artur Aquiles, Rua 13 de Maio com a Rua Padre Meira e Rua Santo Elias com a Prof. José Coelho. Os agentes de trânsito motociclistas vão monitorar todo o entorno do evento, atuando no apoio aos agentes de trânsito fixos.

Estarão participando dessa operação, 33 servidores da Divisão de Operação de Trânsito, entre agentes, motociclistas, supervisores e coordenadores, sendo distribuídos no turno da tarde e no turno da noite.

Transportes – A Diretoria de Transportes também preparou um esquema que vai propiciar mais comodidade aos usuários do serviço de transportes públicos que prestigiarão a festa. Segundo o diretor de Transportes, Adalberto Araújo, as empresas concessionárias serão orientadas a aumentarem o número de ônibus, em suas linhas, no período noturno, além daquelas que já possuem o esquema “Tetéu”, que circulam nos horários da madrugada, a partir das 00h, nas seguintes linhas:

101 – Grotão
104 – Bairro das Indústrias
108 – Alto do Mateus
203 e 301 – Mangabeira
504 – Mandacaru
507 – Cabo Branco
510 – Tambaú
601 – Bessa
1500 e 5100 – Circular

Comércio – Os ambulantes inscritos para comercializarem seus produtos durante a Festa das Neves já estão se instalando na área determinada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Os comerciantes já estão de posse do registro de suas inscrições e, à medida que recolhem a taxa de uso do solo junto à Secretaria da Receita Municipal, podem instalar seus equipamentos. O trecho utilizado pelos comerciantes compreende as ruas Visconde de Pelotas, Duque de Caxias, Conselheiro Henriques, e parte da Rua Deputado Barreto Sobrinho.