STTrans monta esquema para 2º turno das eleições no domingo

Por - em 24

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai interditar sete ruas e um cruzamento no domingo (31), para a realização do 2º Turno das Eleições, no esquema de trânsito e transportes da cidade. O plano foi organizado pela superintendência para facilitar o acesso dos eleitores às seções de votação, além de garantir a tranquilidade do fluxo de veículos e pedestres pelas ruas da Capital. As intervenções serão realizadas a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Divididos nos três turnos, 90 agentes de trânsito estarão nas ruas disciplinando os motoristas e orientando sobre os bloqueios.

O TRE solicitou que as ruas dos maiores colégios eleitorais da cidade fossem interditadas, assim como também ocorreu no primeiro turno das eleições. No entanto, um cruzamento e uma rua do bairro Manaíra foram incluídos pela STTrans, tendo em vista também ser muito movimentado e gerar grande fluxo de motoristas e pedestres. 

As ruas bloqueadas serão: Rua Horácio Trajano, onde se localiza o Colégio José Lins do Rego no Cristo Redentor; a Rua José Tavares, do Colégio Papa Paulo VI e Rua Lima Pinto, da Escola Municipal Professor Oscar Castro, ambas em Cruz das Armas; Avenida 1º de Maio, em Jaguaribe, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além das ruas Batista Leite, por trás do Fórum Eleitoral e Rua Princesa Isabel, na frente do Fórum, no Centro.

Em Manaíra, será interditado o cruzamento entre as avenidas Sapé e Eutiquiano Barreto, nas proximidades da Escola Estadual Alice Carneiro e a Rua Maria Alves da Rocha, próximo ao Colégio Master.

Segundo o gerente interino da Divisão de Operação de Trânsito da STTrans (Dicop), Jonatas Floriano, o ideal é que o pessoense vote ainda pela manhã para não causar transtornos no final da tarde, uma vez que o acesso a algumas seções de votação estará bloqueada, permitindo apenas o tráfego de moradores locais ou servidores da Justiça Eleitoral munidos de suas portarias.

Além dos locais de votação e apuração, a STTrans disponibilizará agentes e fiscais de transportes na área da orla marítima, tendo em vista o grande fluxo de veículos e pedestres que se deslocam para o trecho, após o encerramento das eleições.

O contingente de agentes de trânsito será distribuído nos três turnos a partir das 6h, até o fim da apuração na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estimado para 23h. Eles estarão de prontidão também em pontos considerados mais movimentados pelas pessoas que aguardam a apuração dos votos, como a Praça da Paz, no bairro dos Bancários, Mercado Público de Mangabeira e região da praia.

Sistema de Transporte Público – Para facilitar o acesso das pessoas aos locais de votação, os ônibus funcionarão de acordo com o esquema de sábados, com 360 veículos. A gerente da Divisão de Transportes Coletivos (Dicol), Angêla Monteiro, orienta que os eleitores priorizem o uso do ônibus, já que a frota disponível será suficiente para atender a demanda, ou mesmo do táxi, para evitar congestionamentos.