STTrans organiza esquema para parada de veículos nas escolas

Por - em 20

Com o início do ano letivo nas escolas públicas e particulares da Capital, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) implantou um sistema de embarque e desembarque dos estudantes para disciplinar o estacionamento dos veículos que fazem o transporte escolar. A iniciativa visa melhorar a circulação dos carros nas proximidades das escolas. Foram escolhidas inicialmente 10 escolas para a implantação do esquema e agentes da STTrans estão nos locais disciplinando os carros. Placas de sinalização foram colocadas e quatro horários foram determinados para que vagas no estacionamento sejam de uso exclusivo dos motoristas de escolares.

De acordo com o chefe da Divisão de Transportes Especiais (Dites), Leonardo Campos, as escolas selecionadas são as que mais apresentavam problemas de congestionamento nos horários de chegada e saída dos alunos. “Esta era uma reivindicação do Sindicato dos Transportadores de Veículos Escolares. A intenção é evitar que ocorra tumulto na frente das escolas com as vans estacionando em um mesmo local, no passeio ou parando em fila dupla. A categoria se reuniu e acatou a decisão de só estacionar nas escolas nos horários específicos, mas fora do horário, as vagas estão livres para qualquer veículo comum”, disse.

A sinalização no entorno das escolas já foi concluída e informa os motoristas sobre o horário em que os locais determinados são de uso exclusivo do transporte escolar. Os horários são de 7h às 8h; 1h às 12h; 12h30 às 13h e 17h às 17h30. Em cada ponto, agentes de motocicleta e supervisores vão atuar monitorando e fiscalizando os veículos. “Além disso, os ficais também vão verificar se os carros estão autorizados para fazer este tipo de serviço. É uma experiência nova e nestes primeiros meses acontecerá em dez escolas para termos como base, mas pretendemos levar para todas as escolas da cidade”, disse Leonardo.

“Com esta medida iremos melhorar a fluxo de veículos nas regiões próximas às escolas justamente nos horários de pico. A partir de agora, os carros do serviço de transporte escolar que paravam em qualquer local, terão um espaço destinado só para eles. Isso vai facilitar muito a circulação dos veículos nas escolas”, afirmou a superintendente Laura Farias.

Pontos de embarque e desembarque do esquema

Colégio Geo Sul (Bancários)
Colégio Geo Tambaú
Colégio Polígono (Bancários)
Colégio Motiva (Tambaú)
Colégio Lourdinas
Colégio Evolução (Beira Rio)
Colégio Pio X
CNEC (Geisel)
Colégio Colmon (Cristo)
Colégio Corujinha (Mangabeira)