STTrans orienta criança, motorista e pedestre com ações, a partir de 6ª

Por - em 22

Orientar as crianças sobre procedimentos seguros no trânsito e no transporte no período de férias. Esse é o objetivo principal das atividades que a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) inicia nesta sexta-feira (9) até o dia 30 de janeiro em seis praças públicas revitalizadas pelo Governo Municipal.

A equipe de educação vai apresentar o Teatro de Bonecos ‘Orgulhos de João Pessoa’ nos anfiteatros das praças para a garotada, os pais ou responsáveis, informando e esclarecendo sobre condutas seguras no trânsito. A Praça do Caju, no Bessa, foi escolhida para a primeira apresentação do Teatro de Bonecos, nesta sexta-feira (9), a partir das 18h.

De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito, Erenilda Queiroz, o texto da exibição teatral será adaptado às vivências das férias, para ensinar a criançada a ir e vir com mais segurança na hora do lazer. “É importante que a meninada e os pais se percebam como atores na promoção da cultura da paz e da segurança no trânsito e no transporte coletivo”, explicou.

O grupo de teatro vai se apresentar posteriormente na Praça do Coqueiral, em Mangabeira (dia 16); Praça Bela, no Funcionários II (dia 22); Praça da Paz, no Bancários (dia 23); na Praça Lauro Wanderley, no Funcionários I (dia 29); e na Praça Alcides Carneiro, em Manaíra (dia 30). A divulgação do espetáculo será no bairro por meio de carro de som para alcançar o maior número de pessoas da área.

Transporte escolar – Além das ações nas praças com o Teatro de Bonecos, a equipe de Educação para o Trânsito também está realizando um trabalho educativo com os motoristas de transporte escolar. Essa atividade vem sendo feita na sede da STTrans, onde acontece desde segunda-feira (5) e vai até dia 27 o processo de vistoria dos veículos.

O objetivo é interagir e informar sobre o Projeto Amigos do Trânsito, que a STTrans realiza em parceria com estabelecimentos de ensino de João Pessoa, como forma de solucionar os problemas no fluxo de tráfego e garantir segurança aos pedestres durante a travessia nas imediações de escolas. Na abordagem aos condutores de transporte escolar, o educador destaca a importância do respeito à sinalização e às normas de trânsito e os cuidados com a segurança dos alunos transportados.

Educação na orla – A Superintendência também está atuando nas faixas de pedestre da orla marítima, entre Tambaú e Cabo Branco. Todos os dias pela manhã (das 8h às 11h) e à tarde (das 15 às 18h), os educadores de trânsito orientam condutores e pedestres para a importância do respeito à faixa, a realizar travessias seguras, a obedecer à sinalização dos semáforos e a não cruzar pela frente dos ônibus. As férias e o grande número de visitantes na cidade foram indicadores para que a STTrans priorizasse a ação nas faixas da orla. Com o fim das férias, as ações serão concentradas nos principais bairros.

Motoristas de ônibus – Os condutores de transporte coletivo urbano também estão incluídos nas ações educativas da STTrans. Na próxima semana, os motoristas e cobradores das empresas de ônibus Mandacaruense e Marcos da Silva vão participar de palestra sobre seu importante papel no trânsito da cidade e sobre os perigos causados pela velocidade excessiva, como riscos de acidentes e atropelamentos de pedestres.