STTrans inicia campanha que orienta motoristas para uso correto da Zona Azul

Por - em 51

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) dará início a uma campanha educativa a partir desta quarta-feira (5) com a finalidade de orientar os motoristas sobre o uso correto do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. A campanha “Siga as regras e evite multas” está sendo realizada para levar informações aos usuários, uma vez que, a partir da próxima semana a fiscalização para coibir as irregularidades será intensificada.

Os panfletos educativos serão distribuídos pelos próprios operadores do estacionamento rotativo e também pela equipe de educadores de trânsito da STTrans. Neles, os condutores são informados sobre as regras que devem ser seguidas nas áreas da Zona Azul, para evitar transtornos e irregularidades.

Nesse primeiro momento, a STTrans está intensificando a campanha educativa, mas a partir da próxima semana a fiscalização será intensificada. “As pessoas que forem pegas cometendo infrações serão penalizadas”, disse o diretor de trânsito, Cristiano Nóbrega.

Vale lembrar que o veículo sem cartela ou com ela fora do prazo de validade está sujeito a receber multa no valor de R$ 53,21, além de três pontos na carteira de habilitação.

A Zona Azul foi implantada, conforme destacou o superintendente adjunto da STTrans, Paulo Freire, para democratizar o espaço público, delimitando o tempo de permanência do motorista por vaga.

De acordo com ele, a falta de estacionamentos para atender à demanda de veículos nos centros urbanos é preocupação diária daqueles que gerenciam o transporte e o trânsito do Governo Municipal. “O estacionamento rotativo é uma forma de dar oportunidade para todos os motoristas estacionarem os seus veículos”, comentou.

Regulamentada pela Portaria Municipal Nº. 40/2010, a Zona Azul, atualmente, possui 1.330 vagas distribuídas em 25 ruas e três praças. O valor do cartão da Zona Azul é de R$ 1,30 com validade de duas horas, podendo ser pago aos operadores que ficam de plantão na área. O horário de funcionamento nos dias úteis é das 7h30 às 17h30. Já aos sábados o período reduz de 7h30 às 12h.

As vagas são destinadas para qualquer usuário, existindo inclusive vagas específicas, devidamente sinalizadas, nas proximidades de polos geradores, para veículos de carga e descarga e de turismo que gozam de gratuidade do uso.

Às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida são disponibilizadas 2% das vagas. Já para os usuários da terceira idade (idoso), 5% das vagas são reservadas, além da gratuidade concedida nos primeiros 60 minutos de estacionamento. Para ter o benefício, o idoso precisa fazer um cadastro prévio na STTrans, além de portar a credencial no painel do veículo.

Para os demais usuários há a gratuidade de permanência dos primeiros 10 minutos, mas algumas regras devem ser obedecidas: o veículo precisa estar com o pisca – alerta acionado e a cartela de 10 minutos deve ser colocada em local visível. Passado esse intervalo de tempo, o condutor dever adquirir a cartela com a validade de duas horas ou retirar o veículo do local.

Com o constante crescimento da frota de veículos, a STTrans analisa a implantação de novos pontos de estacionamento rotativo, não apenas na região central, mas em outros bairros da cidade. A política de implantação desse tipo de estacionamento leva em consideração dois aspectos: o grande volume e a concentração de polos geradores de viagens.

Para Sebastião Severiano, proprietário de um restaurante localizado no Centro, depois da implantação do estacionamento rotativo as condições de uso da via melhoraram expressivamente e ajudaram a atividade comercial. “Antes da Zona Azul meus clientes não tinham onde estacionar e acabavam indo embora, agora, os lucros aumentaram devido à clientela ter mais oportunidade de achar alguma vaga e vir para o comércio daqui”, afirmou Sebastião.

João Pessoa é a única capital nordestina que oferece aos motoristas o uso de estacionamento rotativo gratuito por um período de 10 minutos, desde que o veículo fique com o pisca – alerta ligado. “Não é intenção da STTrans multar nenhum veículo, mas para isso os condutores devem colaborar e seguir as regras aplicadas na Zona Azul. Nenhum veículo pode ficar sem a cartela. Quando o tempo válido acabar, o motorista deve retornar ao veículo sempre. Também vale ressaltar que os motoristas que chegam na Zona Azul antes das 7h30 devem esperar a chegada do operador, ou se houver saído, retornar ao local para adquirir a cartela”, disse o superintendente adjunto, Paulo Freire.

Serviço – Equipes de educação para o trânsito da STTrans estarão no entorno da praça João Pessoa, a partir das 8h, orientando e dando dicas aos motoristas sobre a maneira correta de utilização da Zona Azul.