STTrans orienta motoristas para a prévia carnavalesca da Capital

Por - em 49

Com o início da prévia carnavalesca Folia de Rua em João Pessoa, a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) orienta os motoristas a não utilizarem as vias por onde haverá deslocamento de foliões. O esquema organizado pela STTrans garante a tranquilidade do evento no quesito trânsito e transportes, no entanto, moradores das áreas próximas à festa devem se programar para a chegada e saída de seus veículos.

A partir das 18h desta sexta-feira (05), alguns pontos da cidade serão interditadas para garantir o fluxo e mobilidade dos veículos em determinadas áreas e o percurso dos blocos carnavalescos em outras. Trinta agentes de trânsito serão deslocados para a primeira noite de festa e 60 estarão na Via Folia, na Epitácio Pessoa, para disciplinar e dar fluidez ao trânsito e aos foliões nos demais dias.

Na região do Centro da cidade, onde acontece a abertura do evento na noite desta sexta-feira, no Ponto de Cem Réis, a orientação é de que os motoristas estacionem seus veículos na área próxima ao Parque Solon de Lucena (Lagoa), evitando os locais próximos as avenidas João Machado, Visconde de Pelotas, General Osório e rua Dep. Odon Bezerra, além das praças João Pessoa e Dom Adauto.

“Além disso, pedimos aos motoristas que respeitem a sinalização e as normas de segurança para ter um carnaval tranquilo e, se for dirigir, não bebam, já que a combinação entre álcool e direção é muito perigosa e pode causar acidentes. Os motoristas já estão cientes dos riscos e as campanhas educativas tiveram um papel fundamental, mas isso depende principalmente de cada um”, afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Via Folia – A orientação da STTrans é que os motoristas evitem ao máximo o tráfego pela avenida Epitácio Pessoa, já que no período das prévias carnavalescas, ela se torna a Via Folia, por onde muitos blocos devem passar. De acordo com o gerente da Divisão de Operações da STTrans, Kleberson França, os motoristas que pretendem ir do Centro para a região da praia de Tambaú devem seguir preferencialmente pela Avenida Rui Carneiro e aqueles que pretendem chegar à praia de Cabo Branco devem fazer seu trajeto pela Avenida Beira Rio, evitando, desta forma, desgastes desnecessários.

Campanha da Faixa – A campanha “Faixa de Pedestre: A gente respeita e a cidade anda melhor” também estará presente nas prévias do Folia de Rua. Na segunda-feira (08) a equipe de Educação para o Trânsito, gestores e funcionários da STTrans estarão, com seus filhos, no ‘Muriçoquinhas de Miramar’, que tem este ano o tema “Amigos da Natureza”. A equipe realizará ações de conscientização sobre a importância do respeito mútuo entre motoristas e pedestres e à faixa. Serão distribuídos panfletos, adesivos e cartilhas educativas. A Campanha, que foi lançada no dia 19 de janeiro, está se concentrando inicialmente na região da praia de Tambaú e Cabo Branco, além de um trecho da Avenida Beira Rio, mas após o carnaval deve ir para outras avenidas de João Pessoa.

Esquema de trânsito para o carnaval – A parte central da cidade terá um reforço de 30 agentes de trânsito, em uma área que abrange as Avenidas João Machado, Visconde de Pelotas, General Osório e Rua Dep. Odon Bezerra, além das praças João Pessoa e Dom Adauto. As intervenções ocorrerão a partir das 18h desta sexta-feira (05). Os agentes serão distribuídos em nove pontos fixos (na João Machado, Trincheiras, Visconde de Pelotas, Praça João Pessoa, B. Rohan, Índio Piragibe, Rodrigues Chaves, General Osório e Praça Dom Adauto) e oito deles ficarão em motocicletas, circulando pelos locais, para garantir a fluidez e segurança do trânsito.

Na avenida Epitácio Pessoa, durante as prévias carnavalescas, a STTrans vai deslocar 60 agentes de trânsito em todos os dias de festa. No sábado (06), a interdição será feita a partir das 18 horas, do final da Avenida Tito Silva até o Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo branco, para o desfile do Bloco dos Atletas.

O esquema montado é o mesmo para todas as agremiações, modificando apenas os horários para se adequar ao dos blocos. No domingo, a interdição será realizada a partir das 14h para a concentração do Bloco Virgens de Tambaú, que ocorre às 16h. A STTrans também vai monitorar os eventos que ocorrem nos bairros da cidade.

Na ‘Quarta-feira de Fogo’ (10), o Bloco Muriçocas de Miramar terá um esquema diferenciado, em virtude da maior quantidade de foliões presentes. A interdição ocorre já um dia antes, na terça-feira (09), isolando a Praça das Muriçocas, na rua Tito Silva para a montagem do palco. A área só ficará livre na quinta-feira (11) pela manhã.

Na quarta-feira, a operação terá início às 14h, com a interdição parcial da Avenida Epitácio Pessoa para o estacionamento dos trios elétricos. Às 15h, serão feitos 47 bloqueios e desvios ao longo da Via Folia, onde ficarão os 60 agentes de trânsito, supervisores e motociclistas, monitorando a área.