STTrans orienta sobre faixa de pedestre na orla marítima

Por - em 25

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) está desenvolvendo ações educativas nas faixas de pedestres da orla marítima de João Pessoa. Educadores de trânsito abordam as pessoas, explicando sobre a importância de respeitar a faixa e ainda ensinado os pedestres como devem proceder antes de fazer a travessia. A campanha, que é realizada de terça-feira a sexta-feira, tem como público alvo os turistas que não conhecem o funcionamento do trânsito da cidade.

Os educadores de trânsito ficam junto às faixas e abordam os pedestres que pretendem fazer a travessia. O instrutor João Batista informou que as pessoas são orientadas para pedir passagem com o braço esquerdo e manter o contato visual com o motorista. Durante a abordagem também é distribuído material educativo sobre a faixa de pedestre e sobre os cuidados que os responsáveis devem ter com as crianças no trânsito.

A superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, lembrou que a campanha está priorizando a região da orla, onde está concentrado o maior fluxo de turistas. “Como essas pessoas vêm de fora elas acabam não conhecendo muito bem a dinâmica do nosso trânsito e essa é uma forma de familiarizá-las, além de levar informações para facilitar a travessia das vias”.

A gerente de Educação para o Trânsito da STTrans, Erenilda Queiroz, destacou que o objetivo da campanha é estimular o respeito à faixa de pedestre e despertar um novo olhar em relação ao trânsito. Ela lembrou ainda que no período da manhã a campanha é realizada das 8 às 11 horas e, à tarde, das 15 às 18 horas.

Em João Pessoa, existem cerca de 800 faixas de pedestres espalhadas por todos os bairros. Em 2005, foi iniciada a campanha educativa “Respeite a Vida. Faça a sua Parte”, onde pedestres e condutores eram orientados sobre a necessidade de respeitar a faixa de pedestre. Todos os anos essa campanha passa por uma readequação.