STTrans participa da Semana Nacional do Trânsito com palestras e oficinas

Por - em 16

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) participará ativamente da Semana Nacional do Trânsito que acontece de 18 a 25 deste mês, coordenada pelo Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), e que tem como tema “O Jovem e o Trânsito”. A equipe de educação para o trânsito estará presente com uma série de atividades, em diversos pontos da Capital paraibana. Palestras, oficinas e exposições terão início neste sábado (15) com distribuição de panfletos e adesivagem de veículos num evento patrocinado pela Rede Carro Legal, no Espaço Cultural.

Na segunda-feira (17) serão realizadas palestras e oficinas para os alunos da Escola Municipal Ana Cristina Machado, na Aldeia SOS, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Drº José Novaes, localizada no Bairro dos Novais. Na terça-feira (18), agentes de apoio, os bonecos gigantes e toda a equipe de educação vão participar da abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, no Parque Sólon de Lucena (Lagoa), das 8h às 12h, onde haverá desfile das escolas, apresentação de fanfarras e da Banda da Policia Militar.

À tarde, haverá participação da STTrans no comando educativo que será realizado na BR 230 e palestra no Colégio Pio X, Praça da Independência. Também na terça, à tarde, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Nery farão uma visita às instalações do órgão, localizado na BR 230. À noite, a equipe de educação estará presente na abertura do Seminário sobre a Lei de Acessibilidade, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Na Cidade Sem Meu Carro – Na quarta-feira (19), os educadores da STTrans e os demais órgãos envolvidos na Semana do Trânsito participam dos comandos educativos no Terminal Rodoviário e na Praça Napoleão Laureano, em frente à CBTU. Na sexta-feira (21), será realizada pela STTrans, integrada com as secretarias de Educação e Meio Ambiente do Município, a 2ª Feira de Educação para Trânsito e Transportes, no Parque Arruda Câmara (Bica), das 8h às 17h, com exposições, palestras, oficinas e apresentações no palco principal do evento.

Durante a Feira de Educação, a STTrans vai reforçar a adesão do pessoense na jornada mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”, realizada no dia 22 de setembro. Mais de 1.400 cidades de 41 países em todo o mundo participaram do evento em 2005. No Brasil, mais de 43 cidades como Goiana, São Luís, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte já aderiram à campanha. A intenção é iniciar um planejamento a partir de agora para concretizar sobre o evento e estimular a população da capital paraibana a participar de “Na Cidade Sem Meu Carro”, no próximo ano.

No dia 23, a equipe de educação estará na comunidade de Paratibe, no Valentina Figueiredo, prestando informações e conscientizando os moradores sobre a importância de seguir as regras de trânsito para evitar acidentes. No local será montado um estande onde as pessoas poderão adquirir material informativo e as crianças poderão participar de oficinas educativas.

No dia 24, a STTrans realizará palestra na Escola Municipal General Rodrigo Otávio, Bairro dos Estados, e participará do comando educativo em Várzea Nova e na Avenida Cruz das Armas, em frente à Maternidade Frei Damião. No dia 25, a equipe participará do encerramento da Semana de Trânsito no auditório da FUNAD. Mesmo com o encerramento da Semana do Trânsito, as atividades da equipe de educadores da STTrans continuam.

No dia 27, haverá palestra na LBV e no Colégio Lourdinas, com a montagem de tenda para distribuição de material informativo. No dia 28, será a vez dos alunos da Escola Dorotéia, no Castelo Branco, e Instituto Educacional Princípio do Saber, no Geisel, receberem informações sobre trânsito e transportes. No dia 30, a STTrans realiza palestra na Federação Espírita Paraibana. Também participam da Semana Nacional do Trânsito a Secretaria de Segurança e Defesa Social, CPTran, Secretaria da Educação do Estado, DER, Dnit, Funad, Sest/Senat, Corpo de Bombeiros, PRF, CBTU e AETC/JP, além de instituições de ensino superior.