STTrans participa de sessão na Câmara sobre o trânsito de JP

Por - em 21

A superintendente de Transportes e Trânsito, Laura Farias, participou nesta sexta-feira (18) de uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa de autoria do vereador, Bruno Farias (PPS). Durante a atividade, a gestora apresentou informações sobre o trabalho que a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) vem realizando na cidade e ainda falou sobre as infrações de trânsito que são cometidas, número de multas aplicadas, investimento em tecnologia para redução de acidentes, transportes urbanos coletivos, entre outros temas. Ela também respondeu a questionamentos feitos por vereadores e por representantes de algumas comunidades que participaram da sessão.

Quem abriu a sessão foi o autor da propositura, o vereador Bruno Farias. Ele fez uma apresentação sobre a formação e ocupação de João Pessoa, que segundo destacou, se deu de forma muito rápida e desorganizada, gerando alguns problemas em áreas como o trânsito. Ele ressaltou ainda que a capital tem uma situação diferenciada, pois além de avenidas, a cidade é cortada por BR e rodovias estaduais, por isso, defendeu que a questão do trânsito deve ser discutida nas três esferas (municipal, estadual e federal).

Laura Farias informou que nos últimos nove anos a capital teve um aumento de 111% no número de veículos que circulam pelas ruas da cidade. “Tínhamos 100.247 carros em 2000 e esse número chega a 211.465 em 2009. Nesse mesmo período a quantidade de motos circulando pelas ruas da cidade saltou de 10.438 para os atuais 43.644, o que representa um crescimento de 318,12%”, apontou.

A gestora mostrou em sua apresentação que mesmo com a ampliação do número de veículos em quase 10% no período de 2007 a 2008 se conseguiu ter uma redução do número de acidentes com mortes. “Em 2007, no perímetro urbano da capital, o índice de mortes no trânsito por cada grupo de 100 mil habitantes foi de 14,82 e em 2008 baixou para 13,85, ou seja, tivemos uma redução de 8,8% no número de mortes. Essa queda já contempla a meta prevista para dezembro de 2010 que visa reduzir o índice nacional de mortes para 14 mortes para cada 100.000 habitantes”, comentou a superintendente.

Multas
– Laura Farias também levou informações sobre o número de multas que são aplicadas em João Pessoa e garantiu que não existe na cidade, como alguns parlamentares dizem, uma ‘indústria de multas’. Ela apresentou um vídeo com a duração de 17 minutos, onde foram detectadas, em um passeio por algumas vias da cidade, 180 infrações. Logo após a exibição das imagens, ela mostrou que em 2008 foram aplicadas 68.296 multas, uma média de 244 multas aplicadas por ano para cada agente de trânsito. Já este ano foram 41.045 multas, sendo uma media de 101 multas aplicadas por agente de trânsito até o mês de agosto.

Em sua apresentação, Laura Farias mostrou algumas das intervenções que a STTrans realizou na cidade este ano, a exemplo das mudanças na Júlia Freire (Torre), bairro dos Bancários, e avenida Cruz das Armas (Cruz das Armas) e Ranieri Mazile (Cristo). Também foram mostrados alguns projetos que deverão ser posto em prática até o final do ano, a exemplo da criação de um binário no bairro dos Estados para desafogar a Epitácio Pessoa e o de reordenamento da avenida Josefa Taveira, em Mangabeira.

Outro ponto que foi apresentado pela superintende foram os projetos de educação para o trânsito e transportes que vêm sendo desenvolvidos em João Pessoa. Entre as ações apresentadas está o “Ônibus Legal”, campanha de travessia da faixa de pedestre, desobstrução das calçadas, mapeamento das áreas com maior risco de acidentes de trânsito, além das palestras que são ministradas frequentemente.