STTrans prioriza ocorrências de falhas nos semáforos de JP

Por - em 22

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) atende diversas ocorrências no trânsito da Capital, entre elas, falhas dos semáforos ou mesmo desligamento dos equipamentos, ocasionados por interrupções no fornecimento de energia elétrica ou queda de tensão. Nesses casos, para amenizar os transtornos no tráfego de veículos e pedestres, a STTrans  mobiliza os agentes de trânsito que são deslocados para orientar a população até a regularização da energia por parte da Empresa de Energia Elétrica da Paraíba (Energisa).

Diariamente, o órgão recebe vários chamados por causa de semáforos apagados ou funcionando irregularmente nos mais de 136 cruzamentos semaforizados da Capital, além dos 34 sinais de pedestres. Na maioria das vezes, os problemas no fornecimento de são responsáveis pela maioria dos problemas. A oscilação de energia pode queimar os componentes ou alterar a programação do semáforo, fazendo com que os equipamentos trabalhem de forma desregulada (piscando intermitentemente no amarelo, travado em uma luz de foco, ou simplesmente apagado).

Um exemplo disso foram as 12 ocorrências registradas pela Divisão de Sistema Viário (DSV) da Autarquia, no último sábado (13), em vários cruzamentos de João Pessoa, levando o órgão a concentrar esforços para controlar o trânsito nos locais com a ajuda dos agentes de trânsito.

Para o chefe da DSV, Sanderson Cesário, não há justificativa quando um condutor se envolve em acidente de trânsito e coloca a responsabilidade num semáforo que estava apresentando problemas por  falta de energia ou baixa de tensão. Segundo ele, na direção o motorista deve estar atento, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo 44, é bem claro quando afirmar que: “Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada.”.

Serviço 0800 – a equipe de manutenção semafórica e os agentes de trânsito da STTrans podem ser acionados através de um serviço telefônico. O próprio motorista ou pedestre pode entrar em contato com a Central de Informações da STTrans (Cerin) pelo 0800-2811518.

A Assessoria de Comunicação da Energisa informou que os motivos mais freqüentes que estão gerando problemas nas redes elétricas de João Pessoa são as fortes chuvas que vem caindo na cidade.