STTrans quer reduzir número de acidentes com motociclistas

Por - em 19

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realizou nesta terça-feira (28), a distribuição de cartilhas e panfletos educativos para os motociclistas profissionais. Técnicos do órgão visitaram empresas, farmácias e escritórios que utilizam os serviços destes profissionais com o objetivo de conscientizá-los da necessidade de pilotar com segurança. As atividades fazem parte da ‘Semana do Motociclista’ que teve início nesta segunda-feira.

Um levantamento realizado pelo departamento de Planejamento da STTrans revelou que entre junho de 2008 e junho de 2009 houve um aumento de 35% no número de acidentes envolvendo motocicletas. Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Tereza Madruga, o material educativo contém informações sobre como conduzir uma motocicleta, o tipo roupa adequada para a prestação de serviços, além da importância do uso dos itens de segurança e de manter o veículo sempre revisado.

Palestras – Nesta quarta-feira (29), o instrutor de Condução Veicular e Motociclismo, Sérgio Ricardo, e o instrutor de motociclismo, Gilsandro Santos, ambos da Polícia Rodoviária Federal, irão ministrar palestras sobre pilotagem defensiva para motociclistas que trabalham nos Correios e Energisa. A atividade será no auditório dos Correios.

Motorreata – Na quinta-feira (30), a partir das 18h30, os motociclistas se reunirão para uma ‘motorreata’. A concentração para a atividade será no Parque Sólon de Lucena de onde os motociclistas partirão em direção ao Bar Maré Alta, localizado na Avenida Almirante Tamandaré, em Tambaú. Neste mesmo dia, a partir das 20h30 haverá uma nova simulação de acidente e resgate de um acidente de trânsito envolvendo motociclista. A ‘Semana do Motociclista’ será encerrada com festa e homenagens as pessoas que utilizam motos para desempenhar o seu trabalho.

No dia 31 de julho, a partir das 19h, haverá uma homenagem especial aos motociclistas na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. O evento ainda contará com sorteios de brindes e com a apresentação do Grupo de Teatro da STTrans, que preparou uma encenação especial em homenagem aos motociclistas. Para encerrar a noite haverá a apresentação da Banda Hadekers.