STTrans realiza atividades na ‘Semana Nacional de Trânsito’

Por - em 34

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realiza nesta semana ações educativas, de atendimento ao público, apresentações lúdicas e teatrais para marcar a ‘Semana Nacional de Trânsito 2010’. Nos dias 21 e 22, no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital, uma estrutura estará montada para que seja desenvolvido o projeto ‘STTrans Recebe’, no qual a população poderá fazer reclamações e pedir melhorias no trânsito e transporte. A Campanha da Cadeirinha também será realizada nesta semana.

Alunos de 18 escolas públicas municipais vão expor seus trabalhos artísticos, realizados em tarefas escolares, que tiveram como tema a ‘Educação para o Trânsito’. Além disso, os estudantes também vão se apresentar em um coral. No Ponto de Cem Réis também serão distribuídos materiais educativos e apresentado o teatro de bonecos.

“Além de realizar intervenções no trânsito da Capital, visando melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos, a STTrans também realiza diversas atividades educativas voltadas para o atendimento à população, com o objetivo de facilitar a solução dos problemas enfrentados pelo pessoense, que dizem respeito ao trânsito e transporte”, afirmou a superintendente do órgão, Laura Farias.

‘STTrans Recebe’ – A STTrans esteve nesta última semana no bairro Alto do Mateus e no Bairro das Indústrias, realizando a ação ‘STTrans Recebe’, que tem o objetivo de ouvir da população as principais reclamações e o que deve ser feito para melhorar a gestão da Superintendência nos bairros. Os trabalhos já foram realizados, neste mês de setembro, no Valentina Figueiredo, Geisel e Funcionários.

Em uma tenda armada em um ponto de grande fluxo de pessoas da comunidade, como uma praça, feira ou em frente a uma escola, os servidores da Autarquia já registraram pedidos de implantação de lombadas físicas e eletrônicas, faixa de pedestre, semáforos, mudança de itinerário de ônibus ou aumento da frota.

“Pedi que a STTrans fiscalize mais as faixas de pedestre do bairro Valentina Figueiredo. No Centro da cidade a gente vê que a Campanha da Faixa está dando muito resultado, pois basta colocar o pé na faixa que os veículos param para a gente passar. Aqui no bairro as pessoas ainda desrespeitam. A ação da STTrans está de parabéns porque eu queria ter uma oportunidade de fazer este pedido e agora consegui. E aproveitei também para pegar material educativo que vou distribuir com meus alunos”, afirmou a professora Rosa Lúcia Avelino, do bairro Valentina, atendida pelo ‘STTrans Recebe’.

‘Ônibus Legal’ – A equipe de Educação para o Trânsito da STTrans também realizou as atividades do ‘Ônibus Legal’, em parceria com as escolas municipais de João Pessoa. Nesta sexta-feira (17), a Escola Luiza Lima Lobo, do bairro Alto do Mateus, foi visitada nos turnos da manhã e tarde e os alunos forão convidados a circular pelas ruas de João Pessoa no ‘Ônibus Legal’, para conheceram mais sobre o trânsito da cidade.

Durante o passeio, os alunos, na faixa de sete a 12 anos, recebem instruções sobre o trânsito, sobre como atravessar a faixa de pedestre, como respeitar a sinalização e utilizar o semáforo de botoeira, como se comportar no Terminal de Integração, além de serem trabalhadas noções de meio ambiente e higiene. No final do trajeto, os alunos conhecem a sede da STTrans.