STTrans realiza blitz para incentivar uso da cadeirinha

Por - em 40

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realiza neste sábado (21) e domingo (22) blitz educativas para orientar os motoristas sobre a importância e o uso correto da cadeirinha para crianças ao transportá-las em seus veículos. O órgão realizará as ações por meio da Divisão de Operação de Trânsito do órgão (Dicop), mobilizando agentes de trânsito, nas proximidades da feirinha de Tambaú.

Com a ação, a STTrans objetiva conscientizar os condutores para transportarem suas crianças com segurança e conforto, atendendo o que determina a resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passará a vigorar em 1º de setembro, sobre a utilização das cadeirinhas no transporte de veículos de passeio.

Segundo o chefe da Dicop, Klebson França, a população precisa se conscientizar de que deve trafegar com prudência, seja ao conduzir um veículo, bicicleta, ou mesmo como pedestre, primando pelo uso do equipamento (cadeirinha), ao transportar uma criança. No momento da blitz haverá a distribuição de informativos, e ao abordar um condutor, o agente irá apenas orientá-lo, sem lavrar o Auto de Infração de Trânsito, destacou Klebson sobre a dinâmica das ações.

A infração pelo não uso do dispositivo determinado para a idade de cada criança é considerada gravíssima e o motorista perde sete pontos na carteira, além de ter o veículo retido até que a regularização seja sanada e de pagar multa no valor de R$ 191,54, posteriormente. De acordo com o diretor de Trânsito, Pablo Fragoso, a blitz não tem o objetivo de flagrar aqueles motoristas que estiverem em desacordo com a legislação, mas apenas orientá-los.