STTrans realiza caminhada para os servidores, na sexta-feira

Por - em 21

Estimular a adoção de hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos entre os servidores. Esses são os principais objetivos da ‘1ª Caminhada Noturna’ que vai ser realizada pela Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) na próxima sexta-feira (4), a partir das 19h. A concentração da atividade será no Busto de Tamandaré, onde os servidores seguirão pela Avenida Cabo Branco. A atividade tem três quilômetros de percurso. Há três meses a STTrans realizou uma caminhada com mesmo percurso, mas a atividade aconteceu durante o dia.

A caminhada noturna faz parte das atividades de valorização do servidor que vem sendo desenvolvida pela STTrans, através do Programa de Desenvolvimento de Gestão e Liderança (PDGL) e do Proservidor. Para ser bem avaliado pelos programas e conseguir pontuação suficiente ao final do ano, o servidor precisa alcançar algumas metas, entre elas, promover melhorias na qualidade de vida. Quem participar dessa atividade, por exemplo, terá 30 pontos para contabilizar em sua pontuação final.

O percurso da caminhada prevê a saída do busto de Tamandaré em direção a Fundação Casa Ministro José Américo, na Avenida Cabo Branco. Ao chegar os funcionários vão ser recepcionados com um lanche. “Caminhar é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade, auxilia no controle do colesterol e ao diabetes, é bom para o coração, na prevenção a osteoporose. Além disso, a prática de atividade física dá mais vitalidade aumentando a eficiência do sistema imunológico, diminui o estresse, combate a depressão e ainda emagrece”, comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias, que também participará da atividade.
    
Os servidores da STTrans passam por avaliação médica periódica dentro do próprio órgão. Quando foram iniciados os programas os participantes deixaram exames médicos, aferiram pressão e se pesaram. Todo esse material foi colocado em uma pasta e, com base neles, os servidores foram estabelecendo metas como, por exemplo, normalizar taxas, pressão arterial e até perder peso. Neste último caso, as pessoas que pretendem emagrecer se dividiram em grupos e ao final do ano o bloco que conseguir eliminar mais quilos será premiado.

Programas – O PGDL e o Proservidor funcionam da seguinte forma: Os servidores passam por uma avaliação de desempenho técnico. Para que se saiam bem na avaliação eles precisam atingir metas que foram traçadas no início, como melhorar a qualidade de vida, reduzir o estresse, melhorar a saúde, realizar de forma melhor atividades que têm dificuldades. Eles precisam também participar de capacitações (pelo menos 40 horas de treinamento por ano). Ao final, quem conseguiu ter um bom desempenho recebe o “Prêmio STTrans de Liderança e Talento Gerencial”.