STTrans realiza nova etapa do programa dirigido ao servidor

Por - em 42

Mais uma etapa do programa de Desenvolvimento do Servidor (Proservidor), ministrada pela Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (DGDP), da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), está sendo realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O programa tem como objetivo o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que favoreçam um melhor desempenho e comprometimento profissional, bem como a melhoria nas relações entre os funcionários no ambiente de trabalho, por meio da integração do grupo.

Os trabalhos desta etapa foram realizados nesta quinta (20) e sexta-feira (21). De acordo com a coordenadora do setor da Promoção Social e Saúde da DGDP, Maria Edna Cabral, a ideia é promover a qualidade de vida dos servidores. Um vídeo com o tema “Faça o seu melhor e faça alguém feliz” foi exibido durante os trabalhos e, em seguida, foram apresentados os programas de saúde que vão ser colocados à disposição dos servidores. “A finalidade desses programas é fazer com que as novas gerações possam fazer da STTrans uma empresa cada vez melhor de se trabalhar. Somos responsáveis pelo andamento da empresa”, disse a coordenadora.

A enfermeira Iraktânia Vitorino falou sobre os incentivos que a Promoção Social realiza no órgão, como atividades físicas, caminhadas, práticas esportivas, controle do peso, vacinação e a semana da saúde. “Não é só o desejo de perder peso ou fazer alguma atividade física, é também ter a coragem de começar e se tornar uma realidade” concluiu a servidora.

No segundo momento do encontro, foi realizada uma atividade sobre a autoestima, com a finalidade de saber o valor pessoal e sentimental de cada servidor. “Todos sabem o que é a autoestima, mas não é só saber e sim sentir se você tem esse sentimento consigo mesmo”, disse a gerente da DGDP, Sandra Regina.

Veja as próximas atividades que a DGDP vai realizar através da Promoção Social e Saúde:

Lixo Legal – A importância da coleta seletiva – Selecionar os materiais lançados no lixo, visando o processo de reciclagem para favorecer o meio ambiente.

Copo Legal – Existe uma grande quantidade de resíduos plásticos poluindo o meio ambiente. Com a implantação desse programa, a STTrans ajuda a preservar o meio ambiente e a reduzir os custos com esse material. Hoje a STTrans gasta 3.600 copos descartáveis por mês. Os copos de plásticos vão ser substituídos por copos de acrílico personalizados com o nome do programa e todos os servidores vão adquirir.

Cinema na Empresa – Promover ações culturais e de entretenimento aos funcionários da STTrans. As sessões vão acontecer no auditório Onozandro Morais, na sede do órgão.

Programa de Espiritualidade – Despertar nos funcionários o espírito de solidariedade e fraternidade na empresa. Cultos, missas e reuniões religiosas.

Café da manhã coletivo – Promover a integração, o espírito de partilha e a solidariedade entre os funcionários. Cada diretoria, junto com seus funcionários, irá promover um café da manhã para todos os servidores da Autarquia.

Programa de Leitura – Desenvolver o funcionamento e o hábito da leitura para que eles tenham consciência critica e liberdade de pensamento. Os funcionários vão fazer doações de livros para compartilhar com os colegas de trabalho.

Programa de apresentação de trabalho e integração entre as equipes – Promover a divulgação dos trabalhos pelas divisões das diretorias para que todas tenham conhecimento.

Semana do Servidor – Promover a integração entre os funcionários, incentivando a união e o espírito de equipe.

Programa Viva melhor caminhando – com caminhada noturna e caminhada ecológica.

 Programa de redução do Peso – desafio do peso que está com as inscrições abertas para novas turmas. Este programa é uma competição entre equipes de quatro pessoas para ver quem perde mais peso.

Vacinação – vacinas contra a Hepatite B, Tétano e gripe.
Campanhas Educativas – Realizações de palestras em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Temas ‘Diga não ao fumo’, Alcoolismo, Diabetes, Hipertensão, entre outras.