STTrans realiza o II Seminário de Educação para o Trânsito, em abril

Por - em 37

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) realiza este ano a segunda versão de um evento que, em 2007, repercutiu de maneira bastante positiva entre o público-alvo da ocasião: os professores da rede municipal de ensino. O II Seminário de Educação para o Trânsito e Transportes vai ocorrer das 8h às 17h30 do dia 18 de abril próximo, no auditório da Fundação Casa de José Américo (FCJA), na Avenida Cabo Branco.

A intenção é reunir educadores, técnicos e gestores das escolas privadas da cidade para discutir questões ligadas à circulação, embarque e desembarque, e fluidez do tráfego no entorno dos estabelecimentos de ensino.

Em 2007, o órgão promoveu o I Seminário de Educação para o Trânsito direcionado aos professores da rede municipal de ensino e já está programando um outro evento voltado para educadores da rede estadual no segundo semestre. A gerente de Educação para o Trânsito, Erenilda Queiroz, explicou que os seminários estão sendo realizados separadamente porque cada segmento escolar tem uma necessidade específica no que se refere ao trânsito e ao transporte.

Além de proporcionar discussão e reflexão sobre os papéis dos atores do trânsito (pais, alunos, educadores, gestores, funcionários) na prática do respeito, cooperação e harmonia nos caminhos da escola, o seminário quer contribuir para atualizar a comunidade escolar sobre os desafios e perspectivas do trânsito e do transporte na Capital.

O superintendente Deusdete Queiroga entende que essa é uma oportunidade dos gestores e educadores dos colégios privados conhecerem melhor as questões relacionadas ao trânsito e, assim, participarem da discussão para ajudar a melhorar e humanizar o trânsito no entorno das escolas.

Outro objetivo do seminário é compartilhar com os participantes as orientações sobre a concepção e elaboração do projeto da escola para implementação da Resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o trânsito como atividade extracurricular em instituições de ensino médio. Também será uma oportunidade das escolas conhecerem e se engajarem no programa ‘Amigos do Trânsito’, lançado pela STTrans ano passado.

Palestras – Entre os temas programados para o seminário estão ‘O cotidiano do trânsito na escola – comunicação, locomoção e convívio social’, com Ary Felipe Brito de Figueiredo, especialista em Educação/Detran-PE; ‘O jovem e o trânsito – pontos de alerta para pais e educadores’, com Eduardo Biavati, sociólogo e consultor em trânsito/São Paulo; ‘Resolução 265/04 do Contran – orientações para concepção e implementação do projeto nas escolas’ com Carlos Augusto Elias, consultor em trânsito/Pernambuco; ‘Segurança no trânsito – a engenharia e fiscalização como recurso educativo’, com Omar Ramalho, diretor de Trânsito da STTrans/João Pessoa-PB, e ‘Humanização do trânsito – uma escultura social e coletiva’ com a gerente de Educação para o Trânsito da STTrans/João Pessoa-PB.

Segundo Erenilda Queiroz, a STTrans está alinhada com as prioridades estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que terá a criança como foco das ações de educação para o trânsito em 2008. O órgão nacional também está preparando as diretrizes nacionais da educação no trânsito para a educação infantil e ensino fundamental. “Em João Pessoa, a Prefeitura já vem realizando esse trabalho com a transversalização do tema nas escolas municipais adotada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e as ações educativas efetivadas pela STTrans”, ressaltou ela.

Inscrições – As inscrições já podem ser feitas no site oficial da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Mais informações pelos telefones 3218-9304 e 8866-2410 ou enviando e-mail para educacao_sttrans@joaopessoa.pb.gov.br.